Detran-PB abre programação do Maio Amarelo nesta quinta-feira

O superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), Isaías Gualberto, acompanhado de outras autoridades ligadas ao sistema de trânsito no Estado, abre oficialmente, nesta quinta-feira (5), o Movimento Maio Amarelo na Paraíba. A solenidade será às 9h, no auditório da Academia de Ensino da Polícia Civil do Estado da Paraíba (Acadepol), no bairro de Jacarapé.

Com o tema “Juntos salvamos vidas”, aprovado por meio da Resolução nº 871/2021, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a nona edição do movimento mundial em 2022, assim como nos anos anteriores, tem o objetivo de envolver a sociedade em ações de segurança no trânsito.

Na Paraíba, o Maio Amarelo contará com ações de educação, conscientização e policiamento de trânsito durante o mês, programadas pela equipe da Coordenação de Educação de Trânsito (CET), em parceria com os demais órgãos envolvidos. A campanha local vai abordar a importância das ações em conjunto, com o tema “No trânsito, ninguém anda só!”.

O Movimento Maio Amarelo surgiu após Assembleia-Geral das Nações Unidas, realizada em março de 2010. Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), é uma ação presente em todo o mundo, em que o tema segurança viária é debatido nos mais diversos segmentos: órgãos de governo, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil.

Seguem alguns eventos programados no Estado:

DIA AÇÃO
05/05
Quinta-feira
– 9h – Abertura do Maio Amarelo 2022 – Acadepol/PB
Endereço: Rodovia Ministro Abelardo Jurema, PB 008, KM 07 – Jacarapé – João Pessoa/PB
– 9h30 – Palestra “Panorama e atendimento às vítimas dos sinistros de trânsito”, proferida pelo dr. Laécio Bragante, Diretor Geral do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HEETSHL)
10/05
 Terça-feira
– 9h – Ação educativa no município de Campina Grande, com distribuição de material didático e abordagens junto aos condutores
      12/05
Quinta-feira
– 15h – Assinatura do Termo de Compromisso do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS)
– 15h30 – Lançamento de novo serviço aos usuários
17/05
Terça-feira
– 9h – Ação educativa no município de Sousa, com distribuição de material didático e abordagens junto aos condutores
18/05
 Quarta-feira
– 9h – Ação educativa no município de Patos, com distribuição de material didático e abordagens junto aos condutores
21/05
Sábado
– 9h – V Simulado Nacional SBAIT de Atendimento a Múltiplas Vítimas, uma ação da Liga de Emergência e Trauma da Paraíba, em parceria com o Detran-PB
25/05
 Quarta-feira
– 9h – Ação educativa no município de Monteiro, com distribuição de material didático e abordagens junto aos condutores
27/05
Sexta-feira
– 19h – Ação educativa com a Operação Lei Seca, na orla de João Pessoa
31/05
Terça-feira
– 9h – Arena Trânsito – Auditório da Uninassau (Av. Epitácio Pessoa, 2013)