Notícias urgentes

Delegado Alessandro Barreto, referência no combate a crimes na Internet, será palestrante na Expotec 2021

Coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Ciberlab), o delegado Alessandro Barreto confirmou presença no Painel Defesa Cibernética x combate a crimes comuns na Internet, no dia 30 de setembro, às 13h40, na Expotec 2021. Ele esteve à frente da Operação Attack Mestre que, em agosto de 2020, desarticulou uma rede de criminosos que usavam ataques DDoS para extorquir provedores de internet.

“Nessa ação, policiais civis do Goiás e Tocantins identificaram uma organização criminosa especializada na prática de ataques de negação de serviço contra provedores de internet. Após a prática delitiva, os infratores exigiam o pagamento de quantias elevadas para restabelecer o funcionamento do serviço”, explicou o delegado.

Através de ataques DDoS, os criminosos invadiram computadores mestres, que controlavam várias máquinas, e as programavam para acessar o mesmo recurso em um servidor todos ao mesmo tempo. A ação dos ‘zumbis’ conjunta e ininterrupta sobrecarregava os servidores, que precisavam ser reiniciados ou ficavam travados.

Além de ter sido um grande passo no combate aos crimes cibernéticos  no País, a operação trouxe à tona a importância dos provedores de internet investirem na proteção contra esse tipo de ataque. O fortalecimento da parceria entre empresas e os órgãos públicos de segurança também deve ser cada vez mais priorizado.

Questões como essa estarão em pauta durante o painel que o delegado Alessandro Barreto irá participar na Expotec 2021. “Com os avanços tecnológicos, o enfrentamento à criminalidade cibernética tem sido cada vez mais desafiador. Eventos como a Expotec são de fundamental importância para o compartilhamento de boas práticas desenvolvidas pelas polícias judiciárias”, considerou.

A maior feira e congresso de tecnologia do Nordeste será realizada nos dias 29, 30 de setembro e 01 de outubro, no Centro de Convenções de João Pessoa, Paraíba. O tema desta 7ª edição são ‘As Novas Tecnologias, Internet comunitária, Infraestrutura crítica e Cibersegurança. O evento terá uma programação presencial, transmissão online e ainda seguirá as recomendações sanitárias de distanciamento social, uso obrigatório de máscaras e distribuição de álcool gel.

As inscrições estão abertas no www.expotec.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *