Notícias urgentes

Defesa Civil intensifica limpeza e desassoreamento de rios para o período do verão

Para evitar possíveis transtornos durante o verão, que inicia oficialmente no dia 21 de dezembro, a Coordenaria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) intensificou o trabalho de limpeza e desassoreamento dos rios para facilitar o escoamento das águas. Além disso, a Prefeitura de João Pessoa segue com outras ações preventivas, como limpeza de canais e galerias de águas pluviais e poda de árvores.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Kelson Chaves, as ações da Compdec-JP seguem um cronograma, mas, neste período, se somam a outros serviços da prefeitura para minimizar possíveis transtornos à população no verão, onde é comum a ocorrência de chuvas de curta duração e de forte intensidade na região Nordeste.

“A Compdec continua com ações preventivas e mitigantes, que são realizadas durante todo o ano, como a limpeza e desassoreamento dos rios.  Mas há intensificação da limpeza de canais, bueiros, galerias, varrição de ruas, recolhimento de entulhos, intensificação da coleta de resíduos e outras ações que envolvam os órgãos integrantes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil”, afirmou.

Trabalho – Até 31 de outubro, a Defesa Civil executou a limpeza e desassoreamento de 14.611 metros de rios e lagos da Capital, beneficiando mais de vinte comunidades. Atualmente, as máquinas estão trabalhando no Rio Jaguaribe, nos trechos das comunidades São Rafael e Tito Silva, no Castelo Branco, e no Rio Cuiá, no Valentina Figueiredo.

Chuvas de janeiro – Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em janeiro deste ano, o total de chuva na Estação Meteorológica Convencional de João Pessoa-PB foi de 198,2 mm, o que corresponde a 68% acima da Normal Climatológica (1981-2010) para o mês de janeiro que é de 73,9 mm.

Como acionar a Defesa Civil – Em caso de ocorrência, a população deve acionar a Defesa Civil pelos números 0800-285-9020 ou 98831-6885 (WhatsApp). O serviço funciona 24 horas. A Compdec/JP está presente em todas as ações de proteção e assistência às comunidades, especialmente nos períodos de maior intensidade de chuvas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *