SegurançaÚltimas notícias

Decisão sobre promoções de Euller Chaves está nas mãos de Og Fernandes no STJ

Está na mesa do ministro Og Fernandes um processo que pode abalar as estruturas do Estado e fazer ruir um dos pilares de sustentação arrastando para o caos uma instituição de quase 200 anos: a Polícia Militar.

O processo tramitou pelo TJPB, onde foi arquivado alegando-se a prescrição, mas pela obstinação da parte autora conseguiu subir para o STJ, onde de novo foi estranhamente arquivado, para, em seguida, seguir seu tramite depois de chegar aos olhos atentos e perscrutadores do ministro presidente Humberto Martins.

Movimentação do processo

Martins identificou razões para uma melhor análise e solicitou ao setor competente do STJ um parecer mais acurado. Agora o processo está em fase final nas mãos do ministro Og Fernandes.

Percurso

É uma história longa que revela o quanto são discrepantes as sentenças e os juízes brasileiros sobre um mesmo assunto e como um único processo pode mudar de rumo e de desfecho causando suspense e angústia em muita gente.

O teor do processo julga as promoções de major para tenente-coronel até coronel do atual comandante da Polícia Militar, Euler Chaves, cujo entendimento do autor da ação feriu a Constituição e o Regimento Interno da corporação, já que ele teria que ter ido para reserva assim que deixou o cargo comissionado na Casa Civil do Governador como determina a legislação castrense.

O processo tem uma trajetória com ranço de passionalidade na visão do autor que não acatou a decisão do TJPB e prosseguiu na ação, depois de muitos impedimentos, até que foi resgatado do arquivamento pelo ministro Humberto Martins, e agora está pronto para um desfecho que, se acatado os argumentos do autor pode causar um pandemônio na corporação e uma reviravolta espantosa na vida do coronel.

Aguarda-se para qualquer momento a decisão do relator ministro Og Fernandes, e o clima de suspense está estabelecido na corporação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *