Últimas notícias

Datavox pesquisa números para o PBAGORA e mostra que João Azevedo seria reeleito governador com quase três vezes mais votos que Romero Rodrigues

Contratado pelo portal pessoense ‘PbAgora’, o instituto Datavox de Campina Grande divulgou hoje aquela que é a primeira pesquisa científica para as eleições majoritárias de 2022 na Paraíba.

O resultado mostra que o atual governador paraibano, João Azevedo (CIDADANIA), seria reeleito com expressiva votação, batendo o segundo colocado, o ex-prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues (PSD), com o triplo de maioria.

A margem de erro da pesquisa foi de 2,2% pontos percentuais para mais ou para menos e foram ouvidos, dias 22, 23 e 24 deste mês, 2.000 eleitores com 16 anos ou mais, em 70 municípios do Estado.

O nível de confiança utilizado é de 95%, o que significa dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

Foram feitas entrevistas pessoais com utilização de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa. As entrevistas foram realizadas por uma equipe de entrevistadores do DATAVOX – Pesquisas de Opinião Pública e Estatísticas Ltda., devidamente treinada para abordagem deste tipo de público.

OS NÚMEROS

João Azevêdo lidera a disputa pela sucessão estadual com 37,5% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), com 14%. Já o ex-prefeito Luciano Cartaxo (PV) ficou situado na terceira posição com 7,4% e o senador Veneziano Vital (MDB) pontuou com 5,8%.

A pesquisa foi realizada na modalidade estimulada (em que o entrevistado opta pelas opções pré-definidas) e também traz outros nomes cotados para a disputa estadual, a exemplo da senadora Daniella Ribeiro (PP) e da vice-governadora Lígia Feliciano (PDT).

O número de indecisos foi de 20,1% e superou a porcentagem obtida pelo segundo colocado.

Já os brancos e nulos somaram 9,6%.

Veja o ranking:

1 – João Azevêdo (Cidadania) – 37,5%

2 – Romero Rodrigues (PSD) – 14%

3 – Luciano Cartaxo (PV) – 7,4%

4 – Veneziano Vital (MDB) – 5,8%

5 – Daniella Ribeiro (PP) – 4,5 %

6 – Lígia Feliciano (PDT) – 0,6%

7 – Marcelo Queiroga (sem partido) – 0,5%

8 – Indecisos – 20,1%

9 – Branco/Nulo – 9,6%

Fonte: Da Redação

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *