EDUCAÇÃO & TECNOLOGIANotícias urgentes

Colônia de Férias da Prefeitura de João Pessoa oferece atividades lúdicas, brincadeiras e alimentação balanceada

As férias das crianças da Rede Municipal de Ensino estão mais animadas e cheias de atividades. Nesta quarta-feira (12), completa uma semana que a Prefeitura de João Pessoa iniciou a Colônia de Férias nos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis), que atendem 12 mil alunos em suas várias unidades espalhadas por toda a Capital. Nela, são oferecidas atividades lúdicas e brincadeiras, além de alimentação balanceada.

A Colônia de Férias está recebendo crianças de um até cinco anos de idade todos os dias, das 7h às 16h. Todos os alunos já matriculadas no berçário II, maternal I e II, e Pré I e II estão participando das atividades desenvolvidas pela equipe da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), como oficinas de brinquedos, brincadeiras e jogos, oficinas de culinária, gincanas com os elementos da natureza e circuitos sensoriais. Também são oferecidas oficinas de música, teatro, artes plásticas e visuais, dança e arte circense.

Um dos Creis que está recebendo as crianças na Colônia de Férias é o Márcia Suênia Madruga Alves da Silva, localizado no Cidade Verde II, em Mangabeira. Os 223 alunos da instituição estão podendo aproveitar todas as atividades oferecidas. A diretora da unidade de ensino, Cibele de Souza Batista, destacou os benefícios deste tipo de ação para o desenvolvimento dos pequenos.

“Além do descanso que estamos dando aos pais e responsáveis, que podem ir trabalhar normalmente deixando suas crianças num espaço pedagógico e lúdico, estamos desenvolvendo as crianças com várias atividades, como a pintura em telas, atividades com balões e com a natureza. Nós estamos também elaborando oficinas com brinquedos de sucatas, então, tudo isso é importante para o desenvolvimento pessoal da criança. A partir do momento em que a criança produz, que ela põe a mão na massa, aprende a fazer e se desenvolver de acordo com a sua faixa etária”, destacou.

Alimentação – Outra vantagem da Colônia de Férias é que os alunos continuam se alimentando bem durantes as férias, já que, em alguns casos por conta da dificuldade financeira de muitas famílias, as refeições servidas na escola são imprescindíveis para as crianças.

De acordo com a diretora do Crei Márcia Suênia, são oferecidas cinco refeições às crianças, já que a Colônia de Férias funciona das 7h às 16h. Ao chegarem à instituição, eles já tomam café da manhã. Além disso, ainda é ofertado um lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e o jantar, sempre com refeições balanceadas para atender as necessidades nutricionais dos pequenos.

“O pensamento da Sedec ao criar a Colônia de Férias foi ajudar às famílias na questão do trabalho, as crianças no quesito alimentar e, além disso, a Secretaria segue ofertando também durante este mês a cesta básica, que é importantíssima para a alimentação das crianças quando elas estão em casa. As refeições são balanceadas e atendem a todos, até aos alunos com necessidades específicas, como as que têm intolerância a lactose, por exemplo”, explicou Cibele.

População agradece – Edjane Gomes de Assis, que é mãe dos meninos Ravi Gabriel e Anderson Miguel, alunos do Crei Márcia Suênia, elogiou bastante a ação da Prefeitura de João Pessoa em oferecer a Colônia de Férias às crianças, já que os filhos seguem sendo bem atendidos e os pais têm tranquilidade para desenvolverem suas atividades.

“Estou achando tudo uma maravilha. São profissionais capacitados que estão cuidando dos nossos filhos e temos certeza que eles estão sendo bem atendidos com o serviço. É uma diversão neste período de férias”, avaliou a mãe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *