CMJP concede comenda cultural Ariano Suassuna à Livraria do Luiz

Na tarde desta quarta-feira (04), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou uma sessão solene para conceder a entrega da Comenda Cultural Ariano Suassuna à Livraria do Luiz. A solenidade foi proposta pelo então vereador e atual secretário estadual de Esportes, Zezinho Botafogo (Cidadania) e reuniu escritores e poetas paraibanos, a exemplo de Políbio Alves e Ranieri Abrantes, entre outros.

 

Zezinho Botafogo disse que a Livraria do Luiz mantém viva a nossa cultura. “Se a pessoa quiser encontrar os monstros sagrados que marcaram e marcam a história da cultura paraibana pode ir à Livraria do Luiz. É um espaço agradável em que as pessoas podem se encontrar para bater papo e encontrar os exemplares dos melhores livros”, afirmou.

 

O presidente do Sistema Correio de Comunicação, Roberto Cavalcanti, afirmou que a Livraria do Luiz é uma trincheira da literatura paraibana. “A Livraria do Luiz é um recanto especial, um ambiente agradável e enriquecedor”, destacou.

 

Marcos Alves, presidente da Funjope, acrescentou que o espaço ideal para as pessoas cultivarem a estética do livro é a Livraria do Luiz. “É um lugar que eu aprendi a visitar desde a minha juventude. Era o lugar do nosso descanso, quando ainda ensaiava fazer política”, falou.

 

Já o vereador Bruno Farias (Cidadania) enfatizou que a Livraria do Luiz é a resistência de quem tem fome de cultura. “Ela resiste às facilidades da tecnologia, uma vez que hoje já se pode adquirir livros por outros meios, mas frequentar a livraria não é apenas uma relação de consumo, mas de abastecimento da alma”, pontuou.

 

O atual proprietário da Livraria do Luiz, Ricardo Pinheiro, agradeceu a comenda e descreveu o momento como muito feliz para a livraria, sobretudo pelas comemorações dos 50 anos de sua fundação. “Fico muito feliz por fazer parte da história da Livraria do Luiz, trabalhando há 41 anos dos 50 anos de existência dela”, acrescentou.

 

 

 

Livraria do Luiz

 

A Livraria do Luiz foi fundada em julho de 1972 e iniciou suas atividades nas dependências da Galeria Caxias, na Avenida Duque de Caxias, em João Pessoa. A mudança para a Galeria Poeta Augusto dos Anjos aconteceu sete anos depois e é onde permanece até hoje. Além da comercialização de livros, a Livraria se preocupa em divulgar e apoiar a cultura regional, promovendo lançamento de livros, debates, feiras literárias e outras manifestações culturais. Após a morte do fundador em 2008, a Livraria do Luiz passou a ser administrada por Ricardo Pinheiro.

 

Secom CMJP