Notícias urgentesPolítica

Cícero Lucena reúne equipe de governo para apresentação de dois programas da gestão

O prefeito Cícero Lucena reuniu a equipe de governo no fim da manhã desta sexta-feira (3), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), Água Fria, para apresentação da segunda etapa do Programa João Pessoa Conectada, o João Pessoa na Palma da Mão, e das atividades do Programa João Pessoa Sustentável. Já na abertura, o prefeito convocou todos os auxiliares para que trabalhem juntos e entreguem à população uma cidade cada vez mais inteligente e eficiente.

“Passamos de 50% do nosso tempo. Avançamos na maioria dos pontos e agora temos que dar tudo, toda capacidade em função desse projeto. Estamos com uma semente plantada e preciso da colaboração de todos. Pela minha inquietude, eu quero fazer mais. Se a cidade confiou através do voto que eu teria capacidade pra fazer a gestão, ao convidar cada um de vocês, eu confiei em vocês também. Eu nunca vi algo feito sozinho ser melhor do que o conjunto de pessoas realizando. Eu preciso de vocês para que a gente faça essa cidade mais justa, mais humana e mais solidária”, disse o prefeito Cícero.

O prefeito Cícero Lucena também tratou dos avanços da gestão, dos vários projetos em diferentes áreas como Administração e Planejamento, e destacou as conquistas na Educação, que vem mudando a realidade dos alunos da rede municipal com o auxílio da tecnologia. “As nossas crianças não tinham oportunidade de conhecer a tecnologia. Em dois anos estamos iniciando um curso de programadores digitais. Veja que mudança de paradigma. Coisas como essa não vêm sozinhas, não. Não é entregar um tablet a um aluno e dizer que agora você vai ser programador. É todo um conjunto de ações que foram planejadas, pensadas e decididas e está acontecendo. Eu tinha um sonho de ter a educação pública do município de João Pessoa igual ou melhor do que as melhores escolhas particulares. Hoje eu não digo mais que sonho, não. Hoje eu posso dizer que estamos fazendo, é realidade. Estamos fazendo uma gestão na educação com tecnologia”, afirmou.

Comitê Gestor – O Comitê Gestor do João Pessoa Sustentável (CGP) também participou do encontro. Presidido pelo prefeito, o Comitê auxilia órgãos da administração na implementação do Programa que está transformando a Capital e é coordenado pelo engenheiro Antônio Elizeu, que fez um balanço das ações, investimentos e trouxe as projeções para todo o ano. Integrante do Comitê, o secretário de Gestão Governamental e Articulação Política, Diego Tavares, falou da importância do trabalho e do envolvimento da equipe para a implementação do João Pessoa Sustentável.

“Desde o começo da gestão, o prefeito Cícero Lucena tem como prioridade o Programam que é tão importante para a cidade de João Pessoa. A prefeitura toda está envolvida no desenvolvimento desse Programa que vai permitir transformar em realidade aquilo que o prefeito Cícero Lucena sonhou há vinte anos. Na primeira gestão ele tirou o Lixão do Róger, que hoje vai se transformar num grande Parque para a cidade de João Pessoa. O Programa também vai permitir dar mais dignidade às famílias que estão em situação de risco, principalmente quando chove. É um Programa que está permitindo que a gente tenha a tecnologia acessível para dentro da prefeitura, mas principalmente para o cidadão que precisa do serviço, trazendo agilidade e mais economia. Essa reunião vem justamente para que a gente possa realizar cada vez mais e sempre trazendo melhorias para a população”, garantiu Diego Tavares.

João Pessoa Sustentável – O Programa tem o objetivo de promover o desenvolvimento social, econômico e ambiental da cidade por meio da redução das desigualdades, da modernização dos instrumentos de planejamento urbano, da prestação de serviços e da administração pública e fiscal. Por meio de suas ações, moradores que vivem em área de risco no Complexo Beira Rio, por exemplo, serão reassentados e vão ganhar casa nova. Há várias soluções habitacionais a serem escolhidas por eles, como a transferência para os três conjuntos habitacionais que serão construídos na Avenida Beira Rio e cujas obras iniciam no segundo semestre. Além disso, todas as comunidades serão completamente urbanizadas.

João Pessoa Conectada – O Programa veio para facilitar a vida dos pessoenses. Com o investimento em tecnologia, todos os novos processos da Prefeitura tramitam on-line, isto é, sem a necessidade do papel. O sistema substituiu trabalhos manuais, demorados e repetitivos, por fluxos digitais, eficientes e automatizados. Com essa tecnologia, a Prefeitura reduziu o tempo de aprovação de processos em até 90% e acabou com a necessidade de o cidadão ir e vir para solicitar, anexar, assinar ou retirar documentos. A segunda etapa do Programa, o João Pessoa na Palma da Mão, vai aproximar ainda mais a gestão do cidadão, como explica o secretário de Administração, Valdo Alves.

“No João Pessoa Conectada temos o sistema de tramitação de processos eletrônicos, que a gente já fez isso em 2022 e começou o ano com todos os processos da prefeitura digitais. Agora estamos entrando na segunda fase, pelo respeito que a prefeitura tem pela população de João Pessoa, a gente vai ter um serviço mais fácil, com uma comunicação muito mais ágil para o cidadão com o município. Em um simples aplicativo, em um simples toque no celular, o cidadão entra em comunicação com a prefeitura pedindo o que precisar de serviços, certidão, alvará, entre outros procedimentos. Tudo isso na palma da mão”, explicou o secretário de Administração Municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *