Notícias urgentes

Cícero Lucena lamenta morte do ex-prefeito Oswaldo Trigueiro do Vale

O ex-prefeito de João Pessoa, membro da Academia Paraibana de Letras e um dos fundadores do Unipê, Oswaldo Trigueiro do Vale, morreu hoje aos 87 anos. Ele é pai do desembargador Oswaldo Trigueiro Filho. Oswaldo nasceu em Cruz do Espírito Santo e foi prefeito da Capital entre 1983 e 1986.

O prefeito Cícero Lucena lamentou o falecimento do ex-prefeito Oswaldo Trigueiro do Valle, ocorrido na manhã desta quarta-feira (21), e decretou luto oficial de três no Município de João Pessoa. Também prestou solidariedade aos familiares do político, jurista e educador, que deixa um legado de formação acadêmica de várias gerações, tendo sido um dos fundadores de vários centros de ensino no País.

“Oswaldo Trigueiro do Valle nos deixa lições sobre a importância de promover a educação, a formação do cidadão e o planejamento para valorização das pessoas. O País inteiro deve muito ao seu espírito empreendedor e voltado ao bem comum. Deixo meus votos de pesar para seus familiares, inúmeros amigos, admiradores e alunos. Que Deus o receba de braços abertos”, afirmou Cícero Lucena.

A Assembleia Legislativa também divulgou nota de pesar, assinada pelo presidente Adriano Galdino, assim como a Academia Paraibana de Letras e a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup).

Biografia
Filho de Demétrio Bezerra do Vale e Anna Trigueiro do Vale. Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (1960), instituição onde lecionou por quase trinta anos, com Mestrado em Administração (1967) pela Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro. Presidente do Instituto de Previdência do Estado da Paraíba (1961-1964) ao longo do governo Pedro Gondim, professor da Universidade Federal de Pernambuco, pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da Fundação Getúlio Vargas. Ingressou no PSB em 1956 e militou no partido até o Golpe Militar de 1964, quando voltou-se apenas ao meio acadêmico. Secretário de Administração (1979-1983) dos governadores Tarcísio Buriti e Clóvis Cavalcanti, filiou-se ao PDS e foi nomeado prefeito de João Pessoa (1983-1986) pelo governador Wilson Braga, sendo o último nessa condição até que houve eleições diretas para o cargo em 1985. Em 1986 foi eleito suplente de deputado federal exercendo o mandato em razão de uma licença do titular. Hoje, ano de 2011, continua com sua função principal no Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, como Coordenador do Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas do Direito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *