Cícero Lucena autoriza obras de reestruturação da Escola Frutuoso Dantas, na Ilha do Bispo

A Escola Frutuoso Barbosa, na Ilha do Bispo, será mais uma a receber obras de reestruturação dentro da rede Municipal de Ensino. O serviço foi autorizado na manhã desta sexta-feira (23) pelo prefeito Cícero Lucena, que destinou recursos da ordem de R$ 1,8 milhão. Até agora 49 unidades já tiveram obras iniciadas, incluindo escolas e Centros Municipais de Educação Infantil.

O prefeito Cícero Lucena destacou que a última reforma da unidade foi feita em 1999, em sua gestão. “Nossa primeira meta na educação foi garantir vaga para todos, mesmo com as dificuldades estruturais. Mas, a partir daí, fizemos um esforço para viabilizar as reformas e nesse caso teremos quase uma reconstrução, pois as demandas são muitas. Temos nessa gestão um padrão de escolas, com qualidade, que vai equiparar o ensino público ao privado”, afirmou.

A Escola Frutuoso Barbosa atende a cerca de 500 estudantes da Educação Infantil e Fundamental I e II. A unidade vai receber fachada mais moderna no novo padrão da gestão, escovódromo, reservatório superior e inferior, pintura, subestação elétrica, climatização, recuperação de cobertas, pisos e rede hidrossanitária, além de toda a acessibilidade.

A secretária municipal da Educação, América Castro, falou sobre o trabalho coletivo para viabilizar as obras. “Em dois anos temos conseguido avançar na infraestrutura e estamos atingindo um número nunca visto, iniciar reformas em ao menos duas escolas por mês, 12 já foram finalizadas e não são apenas reformas, é quase uma reconstrução. Vamos acabar com as dificuldades que a falta de estrutura traz para o trabalho, para o ensino e o aprendizado”, afirmou.

A expectativa pela nova cara da escola já é alta entre os estudantes. Ryan Miranda, de 14 anos, falou sobre a situação da unidade. “Aqui tem rachadura, ferrugem nas grades, mofo, que deixa alguns estudantes doentes e perdem aula. Espero que fique tudo bonito, sem faltar azulejos. Com tudo arrumado dá mais vontade de estudar”, afirmou.

Estiveram presentes o deputado estadual João Gonçalves, os vereadores Benilton Lucena e Marcelo da Torre, o secretário municipal da Infraestrutura, Rubens Falcão, a secretária executiva da Educação, Luciana Dias, entre outros auxiliares da gestão municipal.