Cícero garante vagas e diz que não é necessário pernoitar na porta das escolas

As matrículas para novos alunos na Rede Municipal de Ensino de João Pessoa serão iniciadas nesta segunda-feira (11) com a garantia, do prefeito Cícero Lucena, de vagas para todos que procurarem as escolas e Centros de Referência de Educação Infantil (Creis). O gestor também tranquiliza os pais para que eles não durmam nas portas das escolas.

Prefeito assegurou que todos terão oportunidade. Horário de atendimento nas unidades será das 8h às 11h, manhã, e das 13h às 17h, no período da tarde

“Nós entendemos que muitos pais, nos últimos 16 anos, tiveram que madrugar nas filas para garantir as vagas de seus filhos. Eu garanto, não existe mais essa necessidade na rede municipal de ensino de João Pessoa. Estamos aqui para assegurar vaga para todos. E também, nesse momento de pandemia, o faremos com a máxima segurança sobre a prevenção do contágio pelo Covid-19”, assegurou.

O compromisso do prefeito, como já ocorreu em suas gestões anteriores, é de garantir que ninguém fique sem escola na cidade de João Pessoa. A Educação é prioridade no governo Cícero Lucena, que pretende modernizar o ensino e implantar tecnologia para que a Rede Municipal se torne referência em qualidade e eficiência.

A secretária municipal de Educação, América Assis, explicou que a equipe já deu início, antes mesmo das matrículas, na identificação de locais, inclusive com apoio do Governo do Estado, para a expansão da capacidade de receber alunos. Isso vai dar tempo para a expansão de salas de aulas e construção de outras unidades nos bairros de maior demanda. “A Secretaria vai atender a todos os alunos que procurem matrícula. Nesse momento, estamos esclarecendo aos pais sobre isso para que as pessoas não insistam em pernoitar na porta das escolas. Vamos atender e com calma acolher a todos nas nossas unidades”, explicou.

Os diretores das unidades de ensino estão sendo orientados, juntamente com toda a equipe da Secretaria de Educação, para estabelecer uma rotina de atendimento a essas famílias acerca das matrículas que podem ser organizadas com fichas de atendimento. A quantidade de fichas vai depender do porte de cada unidade.

Creis
Nos Centros de Referência de Educação Infantil (Creis), o ano letivo terá início com a Colônia de Férias na próxima terça-feira (12), com atividades remotas para os alunos. Os pais ou responsáveis, inclusive, poderão receber kits de higiene pessoal e material didático nas unidades.

Documentação
Para a matrícula de alunos novatos, é necessária a apresentação de cópia da Certidão de Nascimento, histórico escolar, duas fotos 3×4 e comprovante de residência. Para a matrícula nos Creis, é preciso também apresentar o cartão de vacinação. O horário de atendimento nas unidades de ensino para matriculas será das 8h às 11h, manhã, e das 13h às 17h, no período da tarde.

Matrículas na rede municipal de ensino de JP começam nesta segunda-feira

Alunos veteranos tiveram a renovação feita automaticamente, de forma online, por meio de uma parceria com o Governo do Estado e a Universidade Federal da Paraíba

As matrículas da rede municipal de ensino de João Pessoa começam nesta segunda-feira (11) para os estudantes que queiram ingressar nas escolas e nos Centros de Referência de Educação Infantil (Creis). O prazo das matrículas foi estendido para o início das aulas, que acontece no dia 8 de fevereiro.

Inicialmente, as matrículas para os novatos serão feitas de forma presencial. Os diretores das unidades de ensino estão sendo orientados, juntamente com toda a equipe da Secretaria de Educação (Sedec), para estabelecer uma rotina de atendimento a essas famílias acerca das matrículas que podem ser organizadas com fichas de atendimento.

“No primeiro dia de matrículas, os pais não precisam se aglomerar na frente das escolas, até porque não vivemos um momento muito apropriado para isso. O prefeito Cícero Lucena garantiu que teremos vagas para todos os alunos que queriam estudar em uma escola da rede municipal. Então, não precisa ninguém dormir na frente de escola”, ressaltou a diretora de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef), Clévia Carvalho.

Na sexta-feira (8), a secretária da Sedec, América Assis, se reuniu com os gestores das escolas para discutir como será o início do ano letivo e a execução de projetos para tornar mais inovador e eficiente o ensino em João Pessoa. “Nosso intuito é fortalecer aquela que é uma das nossas maiores responsabilidades, a educação, e garantir o acesso ao ensino de qualidade para todas as crianças”, destacou América Assis.

As novas diretrizes da Sedec têm como metas a alfabetização na idade certa, inovação pedagógica no ensino fundamental, educação infantil e fortalecimento dos Creis, educação especial e inclusiva, educação de jovens e adultos, informatização, tecnologia e conectividade, reconhecimento e profissionalização da docência, gestão democrática das escolas, estudantes motivados e apoiados, infraestrutura e logística escolar e arte, literatura e esporte nas escolas.

Além das diretrizes, também foi apresentado no encontro com os gestores o novo organograma da Educação. Entre os destaques da mudança está a criação de um departamento de educação infantil.

Agendamento
Caso a unidade de ensino comporte um atendimento de 100 pessoas por dia, serão distribuídas 50 fichas para o turno da manhã e mais 50 para o turno da tarde. A quantidade de fichas vai depender do porte de cada unidade. Caso um familiar, por exemplo, pegue a ficha de número 101, ele poderá retornar para casa e voltar no dia seguinte.

Os alunos veteranos tiveram a renovação feita automaticamente, de forma online, por meio de uma parceria com o Governo do Estado e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Creis
Nos Centros de Referência de Educação Infantil (Creis), o ano letivo terá início com a Colônia de Férias nesta terça-feira (12), com atividades remotas para os alunos. Os pais ou responsáveis, inclusive, poderão receber kits de higiene pessoal e material didático nas unidades.

Documentação
Para a matrícula de alunos novatos, é necessária a apresentação de cópia da Certidão de Nascimento, histórico escolar, duas fotos 3×4 e comprovante de residência. Para a matrícula nos Creis, é preciso também apresentar o cartão de vacinação. O horário de atendimento nas unidades de ensino para matriculas será das 8h às 11h, manhã, e das 13h às 17h, no período da tarde.