POLÍTICA LOCAL/NACIONALÚltimas notícias

Centro de Testagem da Covid-19 de JP é instalado no bairro de Cruz das Armas

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS-JP) abriu, nesta segunda-feira (5), o Centro de Testagem Covid-19 no bairro de Cruz das Armas. Instalado na Paróquia São José Operário, localizada na Avenida Cruz das Armas, 1179, o Centro atenderá de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h, por demanda espontânea.

No local, podem ser atendidas pessoas que apresentem algum sintoma de síndrome gripal como febre, tosse ou dificuldade para respirar

No local, podem ser atendidas pessoas que apresentem algum sintoma de síndrome gripal como febre, tosse ou dificuldade para respirar. Ao chegar no local, o usuário passará pelo atendimento de enfermagem, que realizará uma triagem para definir o tipo de teste mais adequado para o caso clínico e, em seguida, é encaminhado para a realização do teste e atendimento médico. Para ser atendido, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e cartão SUS.“O serviço do Centro de Atendimento é um complemento à assistência já prestada à população pelas Unidades de Saúde da Família, é uma forma de ampliarmos o acesso dos nossos usuários aos testes de detecção da covid-19 e assistência para casos da doença. Dessa forma, o Centro funciona de forma itinerante nos bairros de acordo com o perfil epidemiológico de cada local”, explica o Gerente da Atenção Básica de João Pessoa, Gilliard Abrantes.

No Centro, assim como em toda a rede municipal de saúde, a população tem acesso a dois tipos de testes para detecção da doença, o RT PCR/SWAB, através da coleta nasal, e o Teste Rápido Sorológico, por meio de uma amostra de sangue. O serviço tem capacidade para realizar cerca de 300 testes SWAB e 200 Testes Rápidos. “Mesmo com essa média, estaremos atendendo todas as pessoas que buscarem nosso serviço, dentro do horário estabelecido”, garantiu o gerente da Atenção Básica.

Além do Centro de Atendimento, os testes são ofertados em 31 Unidades de Saúde da Família (USFs).

Números

De acordo com o Painel Covid 19, Cruz das Armas está entre os 10 bairros da Capital com maior número de casos, contabilizando 1.944 registros.

Confira a lista das Unidades de Saúde da Família que realizam testes para detecção da Covid-19:

DISTRITO SANITÁRIO I:

USF Saúde para Todos

USF Integrada Cruz das Armas I

USF Saúde e Vida

USF Integrada Bairro das Indústrias

USF Nova Conquista

USF Jardim Saúde

DISTRITO SANITÁRIO II:

USF Integrando Vidas

USF Mudança de Vida

USF Vila Saúde

USF Qualidade de Vida

USF Espaço Saúde

USF Grotão

DISTRITO SANITÁRIO III:

USF José Américo Integrada

USF Verdes Mares

USF Nova Esperança

USF Quatro Estações

USF Ipiranga

USF Caminho do Sol

USF Nova União

DISTRITO SANITÁRIO IV:

USF Alto do Céu Integrada

USF Ilha do Bispo

USF Viver Bem

USF Matinha I

USF Róger Integrada

USF Varadouro

DISTRITO SANITÁRIO V:

USF São José

USF Bessa

USF Altiplano I e II

USF Torre Integrada

USF Eucaliptos

USF Timbó I.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *