Notícias urgentes

Casos suspeitos de Monkeypox na PB preocupam

O boletim diário da Secretaria de Estado da Saúde (SES), informou que a Paraíba chegou a 52 casos suspeitos da doença, até a última sexta-feira, o montante foi de 39. Até o momento, o Estado possui apenas um caso confirmado da doença e 17 descartes. Ao todo são 70 notificações totais. (Via Jornal A União)

A Paraíba tem 20 cidades com casos em investigação. João Pessoa concentra a maioria, com 29 registros em investigação, 10 casos descartados e o primeiro caso confirmado.

Além da capital, apresentam casos em investigação os municípios de Santa Rita (quatro casos); Campina Grande (com três); Gurinhém, Ingá, Monteiro e Nova Palmeira (dois casos cada); Araçagi, Coremas, Lagoa Seca, Mamanguape, Massaranduba, Mogeiro, Rio Tinto e Soledade (um caso cada). Sousa, Belém, Cruz do Espírito Santo, Mulungu, São João do Cariri tiveram um descarte de caso suspeito cada. Santa Rita registrou dois descartes.

As amostras de todos os pacientes são enviadas pelo Lacen-PB para o laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Em função da alta carga de casos suspeitos no Brasil, o diagnóstico é postergado.

A maioria dos pacientes têm entre 20 a 39 anos, com 24 registros em investigação e onze descartados. Cinco casos em crianças de zero a nove anos estão em investigação, além de dez entre pessoas de 10 a 19 anos, com um descarte. Entre o público de 40 a 49, são investigados nove casos e já foram descartados três. Além disso, de 50 a 59 anos são investigados quatro casos, com outros dois já descartados.

A maioria dos casos em investigação são de homens, com 32 suspeitas e nove descartes. Entre as mulheres, estão em investigação 20 casos, além de constar oito desfalques e uma confirmação. O quadro de acometimento dos pacientes não foi informado pela SES. A última informação da foi que a maioria dos pacientes apresentavam sintomas leves e estavam mantidos em isolamento domiciliar com acompanhamento das vigilâncias epidemiológicas municipais, sem necessidade de internação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *