Últimas notícias

Campina Grande é a primeira cidade da Paraíba a receber o Programa Transforma Brasil e ação inicial da parceria é no apoio às equipes de vacinação

O prefeito Bruno Cunha Lima e a primeira-dama Juliana Figueiredo Cunha Lima
participaram, na manhã deste domingo, 30, no Clube Campestre, do lançamento oficial do programa Transforma Brasil, em Campina Grande. A cidade é primeira da Paraíba a firmar parceria e receber as ações do programa, graças ao empenho direto de Juliana na articulação. Durante toda a manhã, a equipe de voluntários auxiliou os profissionais da Secretaria de Saúde do Município, no trabalho de vacinação contra a covid.

Prefeito e primeira-dama acompanham equipe de voluntários na vacinação contra covid, no Clube Campestre

O Movimento Transforma Brasil é uma plataforma nacional de voluntariado, que tem como objetivo promover e estimular o trabalho voluntário e o engajamento cívico, no Brasil. Nesse período de pandemia, a plataforma lançou o projeto “Tamo Junto na Vacinação”, por meio do qual a Prefeitura de Campina Grande firmou parceria para trazer o projeto para o Município.  O projeto convoca e capacita voluntários civis, não técnicos, para dar suporte às equipes municipais de saúde.

Esperança

Bruno e Juliana Cunha Lima fizeram questão de acompanhar pessoalmente a primeira ação e cumprimentar os voluntários do Transforma, na cidade. Feliz em ver mais um projeto, no qual se envolveu pessoalmente, sendo executado, a primeira-dama agradeceu aos voluntários e convocou a população a se engajar.

“O Transforma veio como uma esperança e trazer esse projeto para Campina tem sido, realmente, uma alegria muito grande. Envolver a sociedade nessa luta contra a covid é muito importante. Eu acredito que a gente ganha muito mais dando, do que recebendo. E esse é justamente o propósito. Estamos juntos em prol de uma causa, que é ajudar a cidade, ajudar as pessoas a passar por esse momento de uma forma muito mais leve”, disse a primeira-dama.

O prefeito Bruno Cunha Lima destacou que, após mais de um ano de enfrentamento da pandemia, as equipes de saúde já sentem o desgaste físico e emocional e a chegada do Transforma é uma ajuda importante. Bruno ressaltou que a ação deste domingo foi a primeira do projeto na cidade e que, nos próximos dias, o Município iniciará um trabalho de incentivo ao voluntariado.

Chamamento

Bruno aproveitou a oportunidade para já fazer um chamamento à população a se engajar no projeto e anunciou a implantação do Transforma Campina. “Nos próximos dias, o Transforma Campina vem pra, de fato, transformar a vida das pessoas, sobretudo das que mais precisam”, disse.

Para participar do programa, os voluntários não precisam ter formação ou capacitação técnica, uma vez que atuarão em atividades como checagem de documentos, confirmação de agendamentos e apoio para as equipes da Secretaria de Saúde, nos dias de maior fluxo de pessoas.

A equipe do Transforma Brasil realiza um treinamento remoto, por videoconferência, para orientar os voluntários em suas atividades. A carga horária é de seis horas diárias de trabalho, com direito a vale refeição, em algumas cidades.

Os interessados podem consultar as localidades e se cadastrar pelo site https://www.transformabrasil.com.br . Até o momento, cerca de 221 municípios, de 27 estados, já contam com uma rede mobilizada de voluntários. Para aderir à campanha, as cidades devem manifestar interesse por meio do formulário https://bit.ly/39RKSj4. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail: juntosnaluta@transformabrasil.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *