EDUCAÇÃO & TECNOLOGIANotícias urgentes

Câmara Jovem aborda menor índice de adesão de jovens eleitores brasileiros com primeiro título em 30 anos

O mês de março está terminando e o Brasil registrou que apenas 10% dos jovens entre 16 e 17 anos, aptos a votar nas eleições de outubro deste ano, tiraram o título de eleitor, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No país, seguindo o artigo 14 da Constituição Federal, a partir dos 18 anos o voto se torna obrigatório, e aos 16 é opcional, o que justificaria, em parte, o marco de menor índice que se tem registro em 30 anos, quando se iniciou a contabilização.

É com esse tema que a apresentadora Suely Gonçalves conduzirá o episódio inédito do programa Câmara Jovem desta quarta-feira (13), que vai ao ar às 19h30, com reprise durante a programação da TV Câmara JP (canal aberto digital 6.2; canal 23 da TV a cabo Net), e no canal do YouTube da emissora (/tvcamarajp).

 

Semana do Jovem Eleitor

Uma mobilização nacional tem acontecido em decorrência da apatia dos jovens para a emissão do título eleitoral. A campanha conta com o apoio de personalidades que fazem parte do contexto de uma nova geração de eleitores. O objetivo é incentivar maiores de 15 e menores de 18 anos a tirar o primeiro título até o dia 2 de outubro e participar do processo eleitoral. Além do TSE, os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) se engajaram em uma campanha que promovia a Semana do Jovem Eleitor, que aconteceu de 14 a 18 de março. Na ocasião, foram empenhados esforços de influenciadores e dos tribunais nas redes sociais.

Entre os famosos que se manifestaram através das redes, estão a influenciadora digital Camilla de Lucas, as cantoras Juliette e Anitta e o ator Mark Ruffalo, mais conhecido pelo papel de Bruce Banner (Hulk) nos filmes da Marvel, que respondeu a uma publicação de Anitta sobre o tema.

O resultado do movimento foi a emissão de 96.425 novos títulos para jovens eleitores.

O prazo para tirar o título segue até o próximo dia 4, podendo o documento ser emitido através do sistema Título Net, no site do TSE, ou em cartórios eleitorais. Jovens a completar 16 anos até o dia 2 de outubro, dia da eleição, estão aptos a votar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *