Notícias urgentes

Cagepa recebe nova missão da Agência Francesa de Desenvolvimento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) esta recebendo nesta segunda (23) e terça-feira (24) mais uma missão da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), com a intenção de firmar uma parceria de investimentos. As reuniões de trabalho iniciaram em setembro do ano passado e, agora, elas são voltadas para o detalhamento do contrato de financiamento, etapa necessária para firmar a cooperação da AFD no desenvolvimento do setor de saneamento.

O evento está sendo realizado na Sede Administrativa da Cagepa, em João Pessoa, e conta com a presença de diretores, assessores, gerentes e técnicos da Cagepa, além da comitiva francesa.

Nessa fase da missão, foi feita a proposição de assistência técnica para governança financeira. “A assistência técnica é importante para a Cagepa, pois aumentará a maturidade da empresa nos investimentos que ela deverá realizar até 2033 para universalização, garantido maior eficiência e controle dos gastos da companhia. Com isso, garantiremos, inclusive, a capacidade de realizarmos outros financiamentos nos demais municípios”, afimou o presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Neves.

O gerente de Projetos da AFD, Fernando Pacheco, explicou que o ciclo de instruções foi adiantado para que as análises financeiras sejam aprofundadas, dissipando quaisquer dúvidas sobre a negociação. “O crédito é nossa ferramenta para gerar desenvolvimento, e é com esse objetivo que estamos aqui, tendo em vista um projeto de longo prazo. Nestes dois dias, vamos buscar aprovar o ‘term sheet’ – que é o contrato de intenções entre a AFD e a Cagepa – para então levar o projeto para o Comitê de Concessão de Crédito da Agência, em março deste ano. A ideia é estender o período de discussões, para que todos os setores que estão envolvidos possam assimilar o que isso representa na atividade operacional da companhia”.

A Agência Francesa de Desenvolvimento atua em cinco continentes e financia projetos em mais de 110 países, em prol dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que leva em conta 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). Em 2021, 1,7 bilhão de euros foram engajados somente na América Latina. No setor de saneamento, a AFD vem firmando parcerias com companhias brasileiras nos últimos anos, colaborando com recursos e consultorias para a melhoria dos serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *