Sem CategoriaÚltimas notícias

BOLO DE MAÇÃ SIMPLES DE LIQUIDIFICADOR SEM GLÚTEN SEM LACTOSE, OTIMO PARA HOMENAGEAR CONQUISTAS COMO A LIBERDADE DE IMPRENSA

Eu acho que a maçã é uma das frutas que mais combina com especiarias e por isso caprichei nas escolhas. Este bolo de maçã simples é aromatizado com várias especiarias e uma delas talvez você não conheça, o cardamomo.

Eu sou fã de bolos de liquidificador, quanto mais fácil de fazer, melhor! Por isso estava decidida a fazer uma receita de bolo de maçã simples, que fosse fofinho, saboroso e aromático.

O cardamomo é da família do gengibre e foi usado pela primeira vez na Índia, ele é super potente, um pouquinho que você usa já faz bastante diferença na receita. Quando você compra o cardamomo já moído é um pouco menos intenso, ele tem um aroma licoroso, lembrando um pouco o sabor do anis.

Além do cardamomo usei uma combinação de especiarias doces que aqui na minha cidade é vendido à granel com o nome de “condimento para bolacha“, é uma mistura de cravo, canela, pimenta da jamaica, sementes de coentro e gengibre. Se na sua cidade você não encontrar você pode substituir por canela em pó.

TEXTURA BOLO DE MAÇÃ SIMPLES
Pra mim uma das coisas mais importantes em receitas de pães e bolos é a textura. Dá primeira vez que estava testando esta receita de bolo de maçã simples o bolo ficou um pouco úmido demais, faltou um pouco de estrutura e também um pouco de sabor.

No meu primeiro teste usei a farinha de trigo sarraceno, que é uma farinha densa e nutritiva, porém ela acabou mascarando o sabor da maçã. Eu acho que o sabor dela é delicioso, mas a maçã possui notas mais delicadas e por isso decidi substituir a farinha de trigo sarraceno por farinha de arroz.

Mesmo não acertando de primeira eu percebi que o bolo de maçã simples tinha muito potencial, pois apesar de não ter ficado perfeito ficou muito fofinho.No meu segundo teste usei a farinha de arroz no lugar da farinha de trigo sarraceno, adicionei 1/4 de xícara extra de açúcar e um pouco mais de farinha para garantir que a estrutura ficasse estável e menos úmida.

Além disso adicionei o cardamomo e ele realçou muito o sabor do bolo, apenas 3 baguinhas de cardamomo já foram suficientes pra elevar o aroma e o paladar.

Eu sei que é difícil de encontrar cardamomo em várias cidades do Brasil, mas se você encontrar na sua vale a pena incluí-lo na receita.

Com estes pequenos ajustes a receita de bolo de maçã simples ficou perfeita. Mesmo que você use apenas canela ou até mesmo baunilha para aromatizar, tenho certeza que vai amar a textura desde bolo. Este é um bolo de maçã simples, muito fofinho e perfeito para a hora do lanche.

Um bolo em homenagem à liberdade de Imprensa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *