CidadeEDUCAÇÃO & TECNOLOGIANotícias urgentes

Biblioteca Indústria do Conhecimento incentiva leitura e cultura na Praça da Paz

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), mantém um espaço aberto à população para a formação de educadores, lançamentos de livros e atendimento aos grupos de alunos das escolas públicas municipais, para leitura e ações complementares. A Biblioteca Indústria do Conhecimento se encontra instalada no meio da Praça da Paz, no bairro dos Bancários, com a finalidade de oferecer um serviço democrático para fomentar a leitura e a cultura na Capital.

“O objetivo da Biblioteca Indústria do Conhecimento é disponibilizar para toda a comunidade seu acervo para pesquisas de modo a dar resposta às necessidades de informação, educação, cultura e lazer, satisfazendo os cidadãos e os diferentes grupos sociais do lugar, além de fomentar a leitura e a cultura em uma relação intrínseca com a comunidade, gerando conhecimento e favorecendo a cidadania, através das várias ações como rodas de leitura, contações de histórias, sarau poéticos, entre outros”, frisou Adilza Gadelha, diretora do Departamento Escola de Formação (Cecapro).

Segundo Joseane Pereira, auxiliar de Biblioteca, o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 até as 17h. “Temos um livro de assinantes diário e, em média, atendemos de 10 a 20 pessoas por dia, no período de fluxo menor”, informou, explicando que a demanda é espontânea e que o agendamento só ocorre quando a atividade é específica para um grupo.

Com relação ao acervo da biblioteca, ela disse que são mais de 2.500 títulos de literatura infantil, juvenil, clássicos paraibanos, livros para pesquisa de professores e estudantes universitários nas áreas de Educação, Direito, Medicina e Administração, entre outros. “Muitos estão ainda em processo de catalogação e contagem porque sempre chega doações da comunidade e o estoque vai aumentando”, destacou.

Joseane Pereira informou que a biblioteca dispõe de um sistema de cadastro de usuários que permite a cada um o direito ao empréstimo de três títulos por 15 dias. De acordo com as saídas registradas, os mais procurados são os livros de literaturas infantil e juvenil, clássicos literários e literatura de cordel.

Histórico – A Biblioteca Indústria do Conhecimento foi fundada em 2008 pelo Sesi e desde então passou a ser administrada pela Prefeitura de João Pessoa. Mas somente na gestão do prefeito Cícero Lucena, o espaço recebeu serviços de reforma e manutenção na sua estrutura física, além da renovação do acervo bibliográfico. A reinauguração ocorreu em julho de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *