CidadeCultura

Bianca Rufino faz única apresentação no Teatro Santa Roza

Após circular pelo interior da Paraíba e participar de festivais como o ‘Caminhos do Frio’ em Bananeiras, a poeta Bianca Rufino fará apresentação única de seu show/espetáculo autoral “Voltando pra casa” no teatro Santa Rosa no dia 14 de abril, às 19:30h. A apresentação contará com participações de artistas, proporcionando ao público um momento de muita troca e passeio entre linguagens artísticas, com músicas, poesias, dança e performance.

Sinopse de “Voltando pra casa”:

O espetáculo ‘Voltando para casa’ é feito de música, poesia e performance inteiramente autoral, concebido pela poeta e brincante campinense Bianca Rufino, também conhecida como Sabiá. O público presenciará a poeta cantar, declamar, tocar e brincar suas inquietações. O que inicialmente era a busca por um sentido, revela-se na perda de todos os sentidos e entrega para o encontro. A chave desse espetáculo é o tempo presente como o próprio caminho, semelhante ao percurso de um rio, que ora encontra poças para fazer uma pausa, ora encontra pessoas, e assim, flui e se atualiza. Todas as poesias e músicas são autorais, foram e são criadas desse percurso com influências da tradição oral e do improviso, de modo que o espetáculo é renovado em cada apresentação, sendo incorporados novos materiais estéticos (poesia, música,performance, instrumentos musicais), como uma água em constante renovação, inclusive, você também pode se deparar com versos improvisados pelo caminho. No show o que conduz é a poesia junto com o violão e instrumentos musicais. Também faz parte da performance a participação de convidadas com declamação, músicas e danças.

 

Sobre Bianca Rufino:

Bianca Rufino, também conhecida por Sabiá, é nascida na serra da Borborema na Parahyba, é poeta, declamadora, compositora, cantora, andarilha e brincante: transitando entre linguagens da arte, mas partindo da palavra. Escreveu o livro ‘Zíngara’ de poesia e ‘De quando o rio lavou as histórias’, um dos ganhadores do Prêmio Políbio Alves, além de produzir e criar alguns fanzines e artes visuais. Produz um projeto de itinerância poética chamado ‘De carona na poesia’. E hoje está rodando com a apresentação autoral chamada ‘Voltando pra casa’. Atualmente vive nesse casamento com a música, a desenhar novos cantos pelas estradas afora.

Artistas convidadas

Lua Camboatá
Multiartista Paraibana de 30 anos, é mulher cis, afroindígena, bissexual, periférica, dançatriz, produtora cultural, professora, pesquisadora, capoeira e brincante. Graduada em dança e em Ciências Biológicas pela UFPB. Atua profissionalmente em dança com estudos em Fusão em dança há 12 anos, pelo diálogo em Danças Urbanas, Dança do Ventre e Manifestações Populares Brasileiras (cavalo-marinho, coco de roda, ciranda, frevo, maracatu e capoeira).

Mayara Santos
Mayara Santos é atriz na cidade de João Pessoa. Atualmente graduanda em Teatro pela Universidade Federal da Paraíba, integra o Grupo Gota de Teatro e o Poética Evocare, onde experimenta o diálogo entre teatro, poesia e suas ramificações.

Mayra Ferreira
Mayra Ferreira é violoncelista paraibana, professora de música de escola básica e atuante no teatro! Busca a sonoridade do cello popular a seu fazer musical junto da voz e outros instrumentos! É compositora de canções e integrante do grupo Bravia e do Coletivo de Teatro Alfenim.

 

SERVIÇO

Espetáculo “Voltando pra casa” com Bianca Rufino
Local: Teatro Santa Rosa – Praça Pedro Américo, S/N – Centro, João Pessoa –
PB
Data: 14 de abril de 2023
Horário: 19:30h
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia entrada) – Sympla com link na
bio @biancaarufino
Classificação livre
Duração: 70 minutos

FICHA TÉCNICA

Criação, poesia, música e performance: Bianca Rufino
Violoncelo: Mayra Ferreira
Dança: Lua Camboatá
Declamação: Mayara Santos
Luz: Henrique de Castro
Produção: Gabriela Arruda
Fotografia: Marla Melo
Vídeo: Bruno Vinelli

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *