Notícias urgentes

Artesãs da Emlur produzem enfeites natalinos com materiais recicláveis

As artesãs da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) estão produzindo enfeites natalinos com materiais recicláveis. São utilizadas garrafas de vidro, materiais de alumínio, plástico, caixas de CDs, papelão de papel higiênico e de caixas de ovos, tubos de linha e até conduítes (tubo que protege fiação elétrica), além de adereços como laços e fitas.

A coordenadora da Divisão de Arte e Cultura (Diac) da Emlur, Risonete Guedes, afirma que o trabalho realizado pelas artesãs vai decorar as dependências da sede da Emlur, em dezembro. “Ainda temos o mês inteiro de trabalho pela frente. Mas os servidores já estão animados. Tem muita gente vindo ver as peças já produzidas”.

O destaque é o Papai Noel, com roupa de TNT e espuma utilizada em enchimento de estofados. “Ainda vamos fazer uma mamãe noel, que provavelmente será afixada na entrada da Emlur”, conta Risonete Guedes.

A artesã Nilda Rodrigues destaca o uso de adereços natalinos doados para decorar as peças recicladas, embelezando o trabalho. “A reutilização é o nosso lema. Por exemplo, tiramos um laço de um arranjo já bem usado e colocamos em uma peça que fizemos”.

Já a servidora Ângela Regina transformou uma garrafa de vidro em um enfeite dourado. “Eu usei spray, colei glitter e decorei com umas fitas usadas”. Já Claudinete Alves ressalta que até mesmo objetos quebrados podem ser reaproveitados. “A gente cobriu uma bola quebrada com adereço e tirou o amassado de um vaso de alumínio, que, com a decoração, virou um enfeite novo”.

Fotos- Carlos Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *