Política

ALPB instala Frente Parlamentar de Mobilidade Urbana e celebra “Maio Amarelo”

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão especial, na tarde desta quarta-feira (03), para instalar a Frente Parlamentar de Mobilidade Urbana, que tem como objetivo promover debates e elaborar políticas públicas para melhorar a qualidade de vida da população paraibana. O evento, proposto pelo deputado George Morais, aconteceu no plenário “Deputado José Mariz” e reuniu gestores públicos, entidades representativas e autoridades da área.

Na oportunidade, também foram iniciadas as ações da ALPB em alusão ao “Maio Amarelo”, mês de conscientização e de prevenção a acidentes no trânsito.

A implantação dessa Frente, segundo o deputado, se justifica pela necessidade da discussão sobre o desenvolvimento de políticas públicas que acarretem qualidade de vida nas cidades, envolvendo vários aspectos, sobretudo, o transporte público, infraestrutura viária, tráfego de veículos, segurança no trânsito, entre outros. “É necessário debater esses temas de forma ampla e profunda. A mobilidade urbana é um direito fundamental de todo e qualquer cidadão” ressalta o parlamentar, lembrando que adquiriu bastante experiência nas secretarias de Mobilidade Urbana de João Pessoa e de Cabedelo.

O ex-deputado estadual Arnaldo Monteiro, atual superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes na Paraíba (DNIT-PB), fez questão de parabenizar o deputado George Morais pela iniciativa de criação da Frente Parlamentar. “É um espaço de grande importância para discussão sobre mobilidade urbana do nosso estado. George Morais foi de uma felicidade imensurável. Até porque estamos na Casa do Povo, e é aqui onde nós vamos realmente discutir, junto com Dnit, DER e outros órgãos do estado e das prefeituras, para que possamos oferecer uma mobilidade urbana da melhor qualidade para a população paraibana”, observou.

engenheira de transportes Leila Ribeiro Rabay, representante do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER), disse que a criação da Frente Parlamentar é de extrema importância, porque a mobilidade urbana vai sendo construída com a integração dos vários órgãos. “É muito importante essa Frente, que está sendo encabeçada pelo deputado George Morais, para que a gente consiga, cada vez mais, com os órgãos integrados, melhorar a nossa mobilidade urbana nas cidades da Paraíba e, especialmente na cidade de João Pessoa”, declarou.

O secretário executivo de Planejamento da Prefeitura de João Pessoa, Ayrton Falcão, destacou a importância da Frente como meio de explicar à população tudo o que está sendo feito na área de mobilidade urbana. “Para nós, da Seplan, é uma grande oportunidade de apresentarmos os nossos projetos que estão sendo desenvolvidos, além das ações que estão sendo cumpridas na cidade. Além desse projetos e ações, com certeza, os parlamentares, juntamente com as propostas da população, poderão nos ajudar bastante com outras iniciativas exitosas”, acrescentou.

Para o Victor Gomes, diretor de Transportes da Secretaria de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob/JP), a criação da Frente Parlamentar, exatamente no “Maio Amarelo”, que é o mês de conscientização e de prevenção de acidentes no trânsito, é uma ideia muito feliz e oportuna da Assembleia Legislativa, através do deputado George Morais”. “É mais um instrumento que se cria para a população de João Pessoa e de toda a Paraíba, possam se conscientizar, cada vez mais, da necessidade de se prevenir contra os acidentes de trânsito e a perda de vidas. Essa Frente Parlamentar terá muito o que contribuir para a melhoria da mobilidade urbana no nosso estado”, finalizou.

Também prestigiaram o evento os deputados Anderson Monteiro, João Gonçalves e Danielle do Vale; a defensora pública Fernanda Peres, representando a Defensoria Pública do Estado; o engenheiro Inácio Bento de Morais, secretário de Mobilidade Urbana de Cabedelo/PB; e a atleta Marinês Leite, presidente da Federação paraibana de Ciclismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *