CidadeÚltimas notícias

Tambaba na mira da Operação Calvário; rastro de Ivan na areia da praia contamina o ambiente

Apesar do clima de confraternização que impera neste final de semana em Tambaba uma noticia aterradora  cai como uma bomba dentro do paraíso terrestre que se encerra nos limites do balneário naturista. Um dos espaços mais conceituados da imprensa paraibana, o Blog do jornalista Helder Moura, revela uma trama diabólica que pode transformar Tambaba em praia privada destinada a uns poucos afortunados e que passaria render oceanos de dinheiro aos espertalhões que conceberam o plano de explorar a praia, um deles já enjaulado pela PF e gozando merecidas férias, em ambiente onde o sol nasce quadrado.

Ivan, o Terrível, idealizou plano diabólica para privatizar Tambaba

De acordo com o Blog de Helder, a Operação Calvário também deve chegar em Tambaba para investigar uma doação para uma estranha e desconhecida entidade carioca que recebeu de bandeja uma área de quase 1 hectare a beira mar sem maiores explicações e sem a menor justificativa e só agora revelado pelo jornalista quais as reais intenções do bando que vem sendo desbaratado pelo grupo especial de combate a corrupção.

O relato terrível passa ser descrito através de uma correspondência que chegou ao Blog do jornalista expondo o que teria sido a verdadeira intenção da suspeita doação. Acompanhe a narrativa e veja do que eram capazes os secretários do Governo Ricardo Coutinho, especialistas em dourar a pílula para enganar os mais crédulos.

Ivan sonhava transformar Tambaba num santuário de delírios sensuais

Como já se disse aqui em matérias anteriores, Tambaba respira aliviada com a prisão de Ivan Burity.

CALVÁRIO EM TAMBABA Decreto de Ricardo Coutinho abre caminho para privatização de praia com intermediação de prefeita e ex-secretário preso

A denúncia é das mais preocupantes. Mas, a julgar como verdadeira, pode resultar na privatização de uma das praias mais icônicas do País, em está no litoral do Conde: Tambaba. Trata-se, conforme relato de uma liderança política da cidade, decreto do ex Ricardo Coutinho prepara “o local com recursos públicos para que a iniciativa privada pudesse lucrar na região”.

Ainda segundo o relato, “desde que Márcia Lucena assumiu à prefeitura do Conde eles começaram uma higienização social na região litoral do Conde, o plano caminhava pra preparar o local com recursos públicos para que a iniciativa privada pudesse lucrar na região”. A operação teria a intermediação do ex-secretário Ivan Burity, preso, na semana passada, no âmbito da Operação Calvário.

Confira a íntegra da carta enviada ao Blog:

Helder, o motivo do meu contato é que um tema está passando à margem nesse imbróglio da Calvário e só vocês do Intrometidos podem fazer esse tema vir à público com mais força.

Veja bem, desde que Márcia Lucena assumiu à prefeitura do Conde eles começaram uma higienização social na região litoral do Conde, o plano caminhava pra preparar o local com recursos públicos para que a iniciativa privada pudesse lucrar na região.

Ricardo calçou algumas ruas da orla, a prefeita promoveu a expulsão dos comerciantes da orla (barranqueiros) e ele fez aquela praça em Jacumã, isso deu uma nova “cara” ao lugar, porém foi feito sem nenhuma responsabilidade social, os barraqueiros e pescadores foram expulsos da orla, alguns foram embora da cidade e outros inda hoje sobrevivem na região, inclusive alguns em estado de vulnerabilidade social imensa.

Mas o fato grave disso tudo vai além.

Preste atenção, por favor…

Em março de 2018, Márcia Lucena assinou a doação de uma área pertencente à Empresa Lord Negócios Imobiliários, empresa do rupo Vertical Engenharia.

Acontece que Área foi doada porque fazia parte da APA de Tambaba (Área de Proteção Ambiental de Tambaba), e toda e qualquer construção no local encontraria limitações por parte da prefeitura municipal e da SUDEMA.

No entanto, sem uma explicação lógica, a Lord decidiu dar a área para uma Federação de Naturismo com sede no Rio de Janeiro, a FBN-Federação Brasileira de Naturismo, essa associação até então nunca teve qualquer tipo de relação com Tambaba, mas a Lord doou os terrenos da região, isso tudo intermediado por Márcia Lucena e Ivan Buriti.

Imediatamente a Federação Brasileira de Naturismo firmou parceria com duas empresas, a Morada Incorporações e a Atenas Incorporações para lotearem a áreas e realizarem construções no local.

A área doada é imensa e abarca todas praia de Tambaba, que com essa doação para loteamento e construções se torna uma praia particular.

Acontece que após isso, os comerciantes locais e os nativos que sempre lutaram pra praia começaram a reagir, e iniciaram um movimento alertando que a área era uma APA e não poderia ser construído nada lá.

Começou também uma tentativa dos órgãos públicos de expulsarem as pessoas de Tambaba, houve atuação do Ivan Buriti, da Sudema, da Prefeita Márcia e de sua Prima Aurora Figueiredo, que era Secretária de Meio Ambiente.

O negócio começou a encontrar barreiras justamente por se tratar de uma APA.

Então, o que fez o governador Ricardo Coutinho, transformou a área em Área de Interesse Turístico, através do decreto 38413, de julho de 2018.

Pronto, agora as empresas que usam a fachada da Federação com sede no Rio de Janeiro poderiam construir a ver vontade na região, inclusive pelo decreto Tambaba seria uma área privada desse loteamento, tendo em vista queria limites do loteamento cercam toda área da praia.

Helder, o plano estava em curso, há boatos na cidade que seria construído um grande resort no local e que Ricardo terá participação nisso.

Porém, com a prisão de Ivan Buriti isso possa parar e vir à tona.

Estou te mandando algumas matérias sobre o caso (mais em http://bit.ly/35LphFj).

A matéria oficial da própria prefeitura do Conde falando da doação, mando também o Diário Oficial do Estado mostrando decreto de Ricardo Coutinho, e ainda mando uma matéria que o pessoal local de Tambaba conseguiu divulgar num site de João Pessoa.

Porém, acredito que se os Intrometidos repercutirem isso, talvez o assunto desperte a atenção de autoridades sobre esse negócio esdrúxulo que está em curso no Conde com a participação de Márcia Lucena, Ivan Buriti, Ricardo Coutinho, uma federação do Rio de Janeiro empresas do setor imobiliário para tornar Tambaba uma praia privada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *