Jampa News

11/09/2017 às 11:29

Ufpb realiza seu Primeiro Encontro de Choro

O Departamento de Educação Musical, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB, realizam nesta semana o I Encontro de Choro da UFPB. O evento acontece nos dias 13 e 14 de setembro, no Cine Aruanda, localizado no CCTA – Centro de Comunicação, turismo e Artes da UFPB. 
 
Esta primeira edição do Encontro conta com a presença dos professores e músicos Henrique Cazes (UFRJ) e Marco Cesar (IFPE), que durante os dois dias de encontro apresentarão palestras, concertos e oficinas prático-musicais. As inscrições para as oficinas são gratuitas e podem ser feitas até o dia 12 de setembro, mediante envio da ficha de inscrição preenchida para o e-mail:  choroufpb@gmail.com.
 
Além da presença dos professores convidados serão realizados concertos de Marcos Andrade e Grupo e do Quinteto de Bandolins do Recife, ocasião em que será estreado o primeiro bandolim baixo construído pelo luthier João Batista, que assina a consagrada marca de instrumentos  JB.
 
O I Encontro de Choro da UFPB tem a coordenação de Eduardo Fiorussi, professor de cordas dedilhadas do Departamento de Educação Musical da Universidade Federal da Paraíba, contando ainda os músicos Marcos Andrade, Ailma Ribeiro e Diego Alexandre na organização deste evento que vem fortalecer o já consistente movimento de choro na Paraíba.
 
Henrique Cazes
 
Começou a tocar violão com seis anos de idade e gradativamente foi incorporando o cavaquinho, o bandolim, o violão tenor, o banjo, a viola caipira e a guitarra elétrica, sempre como autodidata. 
 
Estreou profissionalmente em 1976 com o Conjunto Coisas Nossas, e em 1980 passou a integrar a Camerata Carioca, onde trabalhou com o bandolinista Joel Nascimento e o maestro Radamés Gnattali. 
 
Em 1988 iniciou sua carreira de solista de cavaquinho, com o lançamento do primeiro disco "Henrique Cazes" e o método "Escola Moderna do Cavaquinho", o mais utilizado livro didático do instrumento. Como solista lançou ainda outros discos como "Tocando Waldir Azevedo", "Desde que o Choro é Choro", “Pixinguinha de Bolso” e “Uma história do cavaquinho brasileiro”. Em 1998 publicou o livro "Choro, do Quintal ao Municipal", em que resume a história de 150 anos de Choro. 
 
Esteve à frente de projetos que buscaram ampliar as fronteiras do Choro como o premiado "Bach in Brazil" e a série de 4 CDs "Beatles n‘Choro".
 
Produziu e apresentou programas de rádio sobre Choro e foi o âncora da série de documentários da TV portuguesa “Apanhei-te Cavaquinho”, disponível integralmente na internet.
 
Concluiu em 2011 o Mestrado em etnomusicologia na Escola de Música da UFRJ, defendendo trabalho sobre rodas de choro. É professor de cavaquinho na mesma instituição, responsável pela implantação do pioneiro Bacharelado em Cavaquinho. 
Tem sido apontado como o melhor solista de cavaquinho da atualidade, atuando também como produtor em inúmeros projetos. Na área de composição, além de choros e peças didáticas para cavaquinho, tem escrito trilhas para cinema e televisão.
 
Marco Cesar
 
Foi solista de diversos conjuntos, entre eles, o "Conjunto Regional do Conservatório Pernambucano de Música" e da "Orquestra Armorial de Câmara". Atuou também em duo com o bandolinista Ivanildo Maciel no "Concerto de Vivaldi para dois bandolins" sob regência de Carlos Nobre. Gravou junto a "Orquestra de Cordas Dedilhadas de Pernambuco" um LP pela Funarte, que foi posteriormente lançado em CD. Ao lado de Henrique Annes fez a direção musical do CD lançado pela Kuarup em 1996, "Henrique Annes & Oficina de Cordas de Pernambuco". É responsável pelas cadeiras de bandolim e cavaquinho do Conservatório Pernambucano de Música.
 
Contatos:
Coordenação: prof. Eduardo Fiorussi (83 99356-8989
Informações: choroufpb@gmail.com
 
 
PROGRAMAÇÃO:
Dia 13 (quarta-feira)
14h: concerto de abertura - Marcos Andrade 
14h30: Palestra de abertura – prof. Luis Ricardo Queiroz
15h: Oficina Prática de conjunto
Ministrante: Prof. Marco Cesar (IFPE – Recife-PE)
18h30: Palestra “Improviso e fluência no choro” 
Ministrante: Prof. Henrique Cazes (UFRJ – Rio de Janeiro)
20h: Roda de Choro – A Budega Arte Café
 
Dia 14 (quinta-feira)
14h: concerto – Quinteto de Bandolins do Recife e Guilherme Calzavara
15h: Master Class de Cavaquinho
Ministrante: Prof. Henrique Cazes
18h30: Palestra “O Choro em Pernambuco”
Ministrante: Prof. Marco Cesar 
 

Fonte: Ascom

Comentarios da notícia

Siga-nos noTwitter

Curta nosso Facebook