Jampa News

10/05/2018 às 01:23

Sopros da OSUFPB apresentam obras de Mozart

Nesta sexta-feira, 11 de maio, a OSUFPB, numa formação composta apenas de sopros, apresenta obras de Mozart. O concerto será realizado na Igreja de São Francisco e faz parte da “Série Philipeia”, que privilegia obras do compositor austríaco. A entrada é franca.
 
Dividida em séries temáticas, a OSUFPB busca explorar obras de compositores emblemáticos da história da música, nacionais e internacionais, a partir de temas que recortam o universo sinfônico do ponto de vista de sua criação. A “série Philipeia” é totalmente dedicada ao compositor Wolfgang Amadeus Mozart, num total de dois concertos, um que será apresentado nesta sexta feira, que consiste em duas de suas serenatas compostas para sopros, e outro – “Sinfonia Jupiter”, que será apresentado em junho.
 
No concerto desta sexta serão apresentadas: Serenata em Dó menor K. 388  e Serenata em Mi bemol Maior k. 375. Ambas as peças serão executadas por músicos de sopros ligados ao Departamento de Música da UFPB, honrando o princípio pedagógico que a OSUFPB tem de levar ao público sonoridades que transcendem o que ela pode mostrar em sua formação original, que conta apenas o naipe de cordas composto por 21 músicos efetivos do quadro da UFPB. Este concerto será regido por Ravi Shankar, professor de Oboé do DEMUS -  Departamento de Música da UFPB.
 
A OSUFPB
 
A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.
 
 
PROGRAMA:
 
Mozart | Serenata em Dó menor K. 388
Allegro
Andante
Menuetto
Allegro
 
Duração: 25’
 
Mozart | Serenata em Mi bemol Maior k. 375
Allegro maestoso
Menuetto
Adagio
Menuetto
Finale: Allegro
Duração: 25’
 

Fonte: Ascom