Jampa News

15/09/2017 às 09:30

Show Henrique Cazes & Grupo Pé de Choro Café da Usina Cultural Energisa Dia 17 de setembro de 2017

             Depois de participar de forma brilhante ao I Encontro de Choro da UFPB, o músico e professor da UFRJ Henrique Cazes se despede de João Pessoa com um show neste domingo, às 19 horas, junto com o grupo Pé de Choro, da Paraíba. O ingresso custa R$ 15,00. 
 
O consagrado cavaquinista brasileiro fez, nesta semana, palestra e oficina na UFPB, atividades que foram prestigiadas por dezenas de músicos de João Pessoa, Recife, Campina Grande e Natal que compareceram ao evento que promete fortalecer o movimento dessa rica e legítima expressão da música brasileira.
 
O I Encontro de Choro da UFPB foi produzido pelo Departamento Educação Musical e Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba, que teve a coordenação do professor de cordas dedilhadas do DEM, Eduardo Fiorussi.
 
O grupo Pé de Choro é formado por Cledinaldo Júnior (violão 6 cordas), Luis Humberto (violão 7 cordas), Eduardo Fiorussi (bandolim), Jader Finamore (cavaquinho), Lucas Andrade (clarineta) e Mariana Rampazzo (pandeiro).
 
Henrique Cazes (Rio de Janeiro 1959)
 
Começou a tocar violão com seis anos de idade e gradativamente foi incorporando o cavaquinho, o bandolim, o violão tenor, o banjo, a viola caipira e a guitarra elétrica, sempre como autodidata.
 
Estreou profissionalmente em 1976 com o Conjunto Coisas Nossas, e em 1980 passou a integrar a Camerata Carioca, onde trabalhou com o bandolinista Joel Nascimento e o maestro Radamés Gnattali.
 
Em 1988 iniciou sua carreira de solista de cavaquinho, com o lançamento do primeiro disco "Henrique Cazes" e o método "Escola Moderna do Cavaquinho", o mais utilizado livro didático do instrumento. Como solista lançou ainda outros discos como "Tocando Waldir Azevedo", "Desde que o Choro é Choro", “Pixinguinha de Bolso” e “Uma história do cavaquinho brasileiro”. Em 1998 publicou o livro "Choro, do Quintal ao Municipal", em que resume a história de 150 anos de Choro. 
 
Esteve à frente de projetos que buscaram ampliar as fronteiras do Choro como o premiado "Bach in Brazil" e a série de 4 CDs "Beatles n‘Choro".
 
Produziu e apresentou programas de rádio sobre Choro e foi o âncora da série de documentários da TV portuguesa “Apanhei-te Cavaquinho”, disponível integralmente na internet.
 
Concluiu em 2011 o Mestrado em etnomusicologia na Escola de Música da UFRJ, defendendo trabalho sobre rodas de choro. É professor de cavaquinho na mesma instituição, responsável pela implantação do pioneiro Bacharelado em Cavaquinho.
 
             Tem sido apontado como o melhor solista de cavaquinho da atualidade, atuando também como produtor em inúmeros projetos. Na área de composição, além de choros e peças didáticas para cavaquinho, tem escrito trilhas para cinema e televisão.
 
Serviço:
Local: Café da Usina - Usina Energisa Cultural 
Dia 17/09, às 19h
Ingressos: R$ 15,00
Endereço: Rua João Bernardo Albuquerque, 243, Tambiá
Informações: (83) 9613.7093 / 8812.3999
 

Fonte: Ascom

Comentarios da notícia

Siga-nos noTwitter

Curta nosso Facebook