Jampa News

13/08/2019 às 10:12

Prefeito de Soledade participa de abertura de Mês da Juventude na Vila Olímpica e leva grupo de Teatro para se apresentar

O prefeito de Soledade, Geraldo Moura, a secretária do Trabalho e Assistência Social - SETAS, Janaína Barros, e uma comitiva formada por estudantes da cidade estiveram presentes na manhã desta segunda-feira (12) na abertura oficial do Mês da Juventude, realizada pelo governador João Azevêdo, na Vila Olímpica Parahyba, em João Pessoa. O grupo de Teatro "Jovens Católicos Fortes na Fé - JCFF", de Soledade, foi convidado pelo estado e apresentou-se na ocasião com o tema ‘Juventude Conectada‘, com foco nas Redes Sociais. O governador agradeceu a adesão de Soledade ao projeto do estado e o prefeito Geraldo Moura destacou que hoje a gestão pretende dialogar ainda mais com o público jovem através da construção do Conselho da Juventude.
 
No último dia 03, através de uma proposta do Governo do estado, a Prefeitura de Soledade promoveu um grande encontro da juventude e o evento foi um sucesso de público. "Fomos incluídos na agenda do governo no mês da juventude. No início de agosto fizemos nosso encontro e foi muito bom. Foi a primeira vez que a gestão municipal realizou algo do tipo. Nosso Teatro se apresentou na ocasião e representantes da Secretaria da Juventude convidaram o grupo para se apresentar aqui também. A partir de agora vendo essa interação da Sejel, vamos fazer nosso Conselho da Juventude para ser participativa em todo o evento que tenha o jovem em pauta", afirmou.
 
Durante a solenidade, muitas autoridades presentes exaltaram o compromisso do governador em relação ao jovens e aos esportes. Estiveram presentes o secretário de estado de Juventude, Esporte e Lazer - Sejel, Hervásio Bezerra; a secretária executiva da Sejel, Priscila Gomes; o líder do governo da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o deputado Ricardo Barbosa; bem como o gerente operacional da Vila, Antônio Navarro.
 
A solenidade contou ainda com as presenças do mobilizador e integrante do grupo JCFF, Wesley Viana; a estudante Vivian Cordeiro, responsável pela apresentação teatral; a coordenadora do Centro de Referência e Assistência Social – CRAS, de Soledade, Josefa Martins, e a secretária adjunta da SETAS, Surama Garcia. Para Wesley Viana, a apresentação de Teatro e a própria realização de um evento voltado para o jovem é desafiador. "Eles discutem sobre o que querem. Então, chama-los para debater um tema e conseguir um bom público é difícil", disse ele, lembrando do evento do dia 03 que aconteceu em Soledade e que chamou a atenção da Sejel. "Eles nos convidaram para apresentação porque viram o envolvimento do público em Soledade", afirmou o jovem.
 
A estudante Vivian Cordeiro, que direcionou o grupo de teatro e ensaiou com os integrantes do grupo disse que não foi fácil dialogar sobre o tema das Redes Sociais. Muitos jovens, quando tratem do assunto, já se comportam na defensiva e, abordar o tema de forma que captasse a sua atenção foi, assim como Wesley comentou, desafiador. "Estamos sempre mostrando que podemos evangelizar através da arte. Então, através do exagero, conseguimos chamar atenção montando uma peça de teatro onde a juventude perde tempo, momentos maravilhosos, porque estão conectados. Não percebemos e nos robotizamos", salientou.
 
Depois da apresentação do grupo, o governador parabenizou os estudantes. "Foi uma apresentação que retratou o isolamento do jovem.  E é verdade. A cada dia que passa os jovens estão cada vez mais ligados ao virtual. Vocês estão de parabéns pela abordagem do tema", disse João Azevedo, acrescentando que não tem outro caminho para o futuro de jovem se não for dando oportunidades. "Numa realidade em que temos uma disputada acirrada por emprego, quase 3 milhões de desempregados, o jovem só pode ficar desmotivado", disse. "Queremos aprimorar as políticas públicas para o jovens. Temos muitos projetos: além do Empreender Jovem que já tem ajudado várias pessoas a empreender nos municípios, temos o Gira-Mundo, que é um programa de intercâmbio internacional, e termos de música, canto também para descobrir novos talentos", afirmou o governador, garantindo priorizar a juventude em sua gestão.
 
A Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer da Paraíba – Sejel, é a entidade que está à frente do Mês da Juventude, cujo tema é "Não vamos recuar: ocupar e resistir". Durante todo mês, serão desenvolvidas várias ações ressaltando o protagonismo juvenil. De acordo com a secretária executiva da Sejel, Priscilla Gomes, 130 municípios aderiram à ação. "O governo se preocupa com esse púbico, que faz parte de uma estatística daqueles economicamente ativos que temos que cuidar. E não só isso. Desde 2015 que realizamos esse diálogo e envolvemos os jovens em ações através dos municípios. Exemplo disso é o Jovem Empreender, mas tem muito mais", disse Priscilla, destacando que isso tem reduzido índices de violência entre jovens na Paraíba. "O Atlas da Violência em 2018 traz a Paraíba em 18º lugar. Antes estávamos em 3º lugar.
 
No evento de abertura do Mês da Juventude, o governador também assinou a ordem de licitação da manutenção da Vila Olímpica Parahyba, com investimentos de R$ 987 mil.

Fonte: Assessoria

Notícias + Lidas