Jampa News

12/01/2018 às 16:14

PEC de Raimundo Lira concede 1% de aumento nas receitas municipais e senador é festejado por prefeitos como o “Salvador da Lavoura”

Os municípios não precisam de esmolas, eles precisam de justiça e equidade Os municípios não precisam de esmolas, eles precisam de justiça e equidade

Se esse tom ufanista e quase messiânico com que os textos da assessoria do senador Raimundo Lira relatam seus feitos como parlamentar for traduzido em votos pode-se ter a certeza de que ele será o senador mais votado da história.
 
Nada nem ninguém poderão superar o senador de Cajazeiras nas urnas caso toda essa benemerência patrocinada por ele, aos municípios e prefeitos, seja revertida em votos, pelas comunidades contempladas com esses percentuais miraculosos e redentores, que entrarão para a história como exemplo de dedicação à causa pública, como enfatizam os redatores do parlamentar.
 
O que se pode apreender desses textos inflados de entusiasmo e admiração é que o senador Lira não seria apenas um defensor da Paraíba, mas um homem que estende sua generosidade ao país e quiçá ao mundo e cuja atuação o capacita para paladino de causas insolúveis, como a que se abate sobre os municípios brasileiros, muito mais prejudicados por uma questão tributária pela qual o senador não parece muito interessado em mudar do que propriamente por incapacidade administrativa dos pobres gestores municipais.
 
Não se tem noticias do empenho do senador para alterar essa equação injusta que distribui a maior fatia para quem não administra os problemas locais, prejudicando sobremaneira a vida dos milhares de municípios brasileiros e sacrificando mais ainda milhões de vidas submetidas à política tributária caolha que não incomoda parlamentares como o senador. Talvez porque a miséria e a dependência sejam os instrumentos de promoção de políticos com essa mentalidade atrofiada dos problemas brasileiros. 
 
Os municípios não precisam de esmolas, eles precisam de justiça e equidade. Festejar 1% de aumento nas receitas municipais é se contentar com migalhas. (Jampanews)
 
Durante encontro promovido pela Famup, prefeitos enaltecem PEC de Lira que amplia FPM para os Municípios
 
Durante encontro realizado nesta quinta-feira (11) no auditório do Hotel Nord, em João Pessoa, promovido pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba – Famup, os prefeitos presentes enalteceram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC-29/2017), de autoria do Senador Raimundo Lira (MDB-PB), que aumenta a receita do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 1% no mês de setembro, para as Prefeituras, uma ação direta e de grande valia para os gestores municipais.
 
O encontro reuniu quase 100 prefeitos e teve também a participação, ao vivo, através de videoconferência, do presidente da Confederação Nacional dos Municípios – CNM, Paulo Ziulkoski. Durante sua fala, em duas oportunidades, o presidente da CNM destacou a importância da iniciativa de Lira para socorrer os Municípios brasileiros.
 
O presidente da Famup, Tota Guedes, também enalteceu a iniciativa de Lira e disse que o ato do Senador vai entrar para a história e não será esquecido pelos gestores de hoje e do futuro. "É uma redenção para os municípios, principalmente em setembro, que é um mês em que a receita é, praticamente, a menor de todo o ano", destacou Tota.
 
Segundo Tota, é grande a expectativa dos prefeitos, não apenas da Paraíba, mas de todo o Brasil, com PEC de Lira. "Imagine ter a certeza de que, daqui pra frente, em todos os meses de setembro, o pior mês de receita dos municípios, o prefeito ter a garantia de que vai receber 1% de FPM. E isso será para a vida inteira. Pode vir o governo que vier, que vai ter a obrigação de depositar essa receita extra para socorrer os municípios, sabendo que essa conquista partiu de Raimundo Lira, um Senador Municipalista".
 
Vários prefeitos usaram da palavra para falar das dificuldades financeiras por que passam seus municípios e elogiaram a iniciativa de Lira em pensar nas cidades, agindo para criar um mecanismo de socorro às prefeituras. Outro que elogiou a atitude de Lira foi o deputado estadual Ricardo Barbosa, que também participou do evento.
 
"Há de se louvar a dedicadíssima atenção e o diligenciamento do Senador Raimundo Lira, que tem se destacado como um Senador dos mais municipalistas em todo o território nacional, isso dito, inclusive, pelos próprios prefeitos, não apenas os paraibanos, mas de vários outros estados, a luta que o senador Lira tem travado no Congresso Nacional para o fortalecimento das questões municipais, notadamente no que diz respeito a esse aporte de recursos que possam vir em socorro às dificuldades que se exponencializam Brasil afora, em decorrência da crise nacional", disse Ricardo Barbosa.
 
As.Com Comunicação & Marketing
 

Fonte: Redação/ascom