Jampa News

28/07/2017 às 10:07

OSUFPB apresenta o concerto “Cancioneiro Brasileiro” nesta sexta, na Sala José Siqueira

O concerto “Cancioneiro Brasileiro” vai reunir cantores paraibanos que irão interpretar canções de compositores brasileiros com a Orquestra Sinfônica da UFPB e músicos convidados. Este concerto, que é fruto de parceria entre a FUNESC e a UFPB, acontece na Sala José Siqueira, Espaço Cultural, nesta sexta-feira (28), às 20h30, com entrada franca. É o décimo concerto da temporada deste ano da OSUFPB e o terceiro da série Mestre Ariano, difundindo o pensamento deste defensor da cultura ordestina e brasileira.


“As canções escolhidas para este concerto ilustram a variedade sonora da nossa música, inserida em paisagens poéticas que descrevem cenas típicas do nosso cotidiano”, define o professor Vianey Santos, que coordena o evento. Entre as obras, destaques para os sons amazônicos sobre o Uirapuru até a serenata urbana apaixonada; da modinha imperial e queixosa aos sons nordestinos do aboio e do baião; da toada brejeira ao samba-exaltação.
Na voz do soprano ligeiro, Giovanna Maropo, haverá variação melódica sobre a tradicional canção “Luar do Sertão”, de Catulo da Paixão Cearense com composição de Francisco Mignone. Alline Fernandes, soprano lírico, cantará a célebre modinha “Quem sabe?” de Carlos Gomes. O barítono Marconi Brasiliano interpretará o lundu “Azulão” de Hekel Tavares. O aboio “Eh Boi”, de Guerra-Peixe, será interpretada pela meio-soprano, Sara Martins. O tenor Edvan Evangelista cantará os versos de Gonçalves Dias na “Canção do Exílio”, composição de Osvaldo Lacerda. Para finalizar teremos a exaltação das grandezas do Brasil no Samba Clássico de Villa-Lobos, interpretada pela soprano dramática Rosário Leite.


O coordenador deste projeto, professor Vianey Santos, vem trabalhando nos arranjos há um ano, elaborando-os especialmente para esse evento, juntamente com o pianista Daniel Seixas. Os principais objetivos deste trabalho são os de ampliar as oportunidades para a performance vocal, difundir a canção artística brasileira e proporcionar lazer de boa qualidade para a comunidade em geral.


O trabalho de aprimoramento dos cantores vem se aliar ao alto nível técnico e artístico da OSUFPB, numa conjunção de forças, para a concretização desta noite musical brasileira. As catorze canções, o programa do concerto contempla ainda duas obras orquestrais, “Toada Baré”, de Arnaldo Rebello e o “Prelúdio das Bachianas Brasileiras Nº. 4”, de Villa-Lobos, contando com a regência do maestro Geraldo Rocha.

A OSUFPB


A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

Fonte: Ascom

Comentarios da notícia

Curta nosso Facebook