Jampa News

12/01/2018 às 16:32

Nível do açude de Boqueirão chega aos 40 milhões de metros cúbicos e garante água nas torneiras da Borborema

Nível do Açude de Boqueirão sobe com aumento da vazão das águas do Rio São Francisco Nível do Açude de Boqueirão sobe com aumento da vazão das águas do Rio São Francisco

Contrariando todas as previsões agourentas que se levantaram contra a suspensão do racionamento de água para o compartimento da Borborema que chegou até a Justiça numa queda de braço plena de ingredientes políticos, as chuvas e a transposição das águas do São Francisco afastaram de vez toda e qualquer possibilidade de faltar água nas torneiras dos municípios contemplados pela obra redentora do ex-presidente Lula.
 
Segundo a agência responsável pelo monitoramento dos reservatórios do estado, o nível do açude Epitácio Pessoa aumentou e já atingiu os 40 milhões de metros cúbicos agora em janeiro.
 
Diferente dos índices negativos do ano passado, quando o Açude Epitácio Pessoa estava no volume morto esperando as águas da transposição do Rio São Francisco chegar, o nível de água do manancial aumentou.
 
Segundo o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), João Fernandes, a transposição do São Francisco e as chuvas fora de época estão sendo grandes cooperadoras para este bom resultado.
 
– Boqueirão já chegou aos 40 milhões de metros cúbicos. A transposição voltou a operar com mais de 3,5 metros cúbicos por segundo. A natureza ainda está nos ajudando mandando as chuvas de janeiro, fora de época, mas que cumprem um papel importante nesta hora – falou.
 
As informações foram veiculadas na Rádio Caturité AM.

Fonte: Redação/portais

Comentarios da notícia

Siga-nos noTwitter

Curta nosso Facebook