Jampa News

13/08/2018 às 05:32

Mais de 18 mil jovens de 15 a 29 anos nunca frequentaram escola na Paraíba

Mais de 518 mil paraibanos com 15 anos ou mais são analfabetos na Paraíba Mais de 518 mil paraibanos com 15 anos ou mais são analfabetos na Paraíba

Um total de 18.849 jovens com idades de 15 a 29 anos nunca frequentaram escola na Paraíba, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número foi destacado pelo deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), neste domingo (12), Dia Internacional da Juventude.
 
"Nesse Dia da Juventude, defendo mais educação, mais acesso à escola e uma formação de qualidade. Não se pode falar ou pensar em um País desenvolvido enquanto esquecemos o principal, a educação. É preciso investir na educação desde a primeira infância para que o Brasil torne-se um dia um País de igualdade e de desenvolvimento em todos os seus aspectos", alertou.
 
Mais de 518 mil paraibanos com 15 anos ou mais são analfabetos na Paraíba. A taxa de analfabetismo registrada na Paraíba é de 16,5%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua sobre a Educação feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e mostra que houve um crescimento aproximado de 13 mil novos analfabetos no grupo pesquisado de 2016 para 2017, provocando o aumento percentual de 16,3% para 16,5% do total da taxa de analbetismo. O problema é ainda maior quando é feita a divisão por cor ou raça.
 
"Infelizmente essa é uma realidade que atinge não apenas o Estado que represento aqui em Brasília, mas, atualmente, no país inteiro temos um número de 11,5 milhões de pessoas que ainda não sabem ler e escrever", afirmou o parlamentar paraibano.
 
Assessoria 

Fonte: Assessoria