Jampa News

22/05/2019 às 06:26

‘Pílulas do Conhecimento‘: videoaulas com conteúdos de Matemática, Química e Geografia já estão disponíveis

Mais de seis milhões de estudantes se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que tem provas marcadas para os dias 3 e 10 de novembro. Para ajudar os estudantes a se prepararem ainda mais para os testes, a TV Câmara JP lançou mais três disciplinas para complementar o programa ‘Pílulas do Conhecimento‘: Matemática, Química e Geografia. Os novos assuntos se juntam aos já disponibilizados – Português e História – e somam 14 videoaulas, que flutuam na programação da TV Câmara (canais 23 da Net e 39.1 aberto) e também podem ser vistas pelo canal da emissora no YouTube.
 
O ‘Pílulas do Conhecimento" é um interprograma, com duração de três a cinco minutos, em que professores explanam os temas que serão abordados na avaliação do Enem. Nos fins de semana, a TV Câmara JP exibe maratonas dos programetes: nos sábados, a partir das 9h30; e nos domingos, a partir das 14h30. Nas videoaulas são abordados temas como: Funções Quadráticas; Coordenadas Geográficas; Reações de Oxirredução; uso do MAU ou MAL; substantivos; uso do PORQUE; Revoltas Separatistas, entre outros.
 
Segundo o diretor do interprograma, Lúcio César Fernandes, as videoaulas contém elementos ilustrativos e figuras que complementam visualmente o conteúdo explanado, a fim de atrair o olhar do espectador e aproximar a linguagem nos canais de compartilhamento de vídeo.
 
Educação
 
A valorização da Educação tem sido um dos nortes da atual gestão do Legislativo Municipal. A importância da área para a construção social tem se desmembrado em diversos conteúdos produzidos pela Secretaria de Comunicação da Casa. A exemplo, um projeto pretende realizar uma parceria entre o Legislativo e a Secretaria Municipal de Educação (Sedec), no intuito de que alguns conteúdos da TV Câmara JP sejam utilizados em sala de aula, nas escolas municipais.
 
A proposta já foi apresentada à Sedec e, a partir dela, programas como ‘Pílulas do Conhecimento‘ e ‘Nosso Bairro‘ – que revela curiosidades e a História dos bairros da Capital –, vão contribuir com a formação de estudantes. Além disso, uma parceria com a Rede Legislativa de TV‘s vai ampliar a produção de conteúdos produzidos pela TV Câmara JP disponíveis para serem exibidos em outras Câmaras e Assembleias Brasil a fora.
 
Escola do Legislativo
 
Outra atividade que o Legislativo Municipal põe em prática, a partir da Escola do Legislativo Professor Celso Furtado, é o projeto ‘Aprendiz de Vereador‘, que finalizou os trabalhos da primeira turma deste semestre e começa as atividades com a segunda turma na próxima sexta-feira (21). O programa consiste em um estágio-visita não remunerado através do qual, durante 90 horas, estudantes de graduação e pós-graduação vivenciam as rotinas da Câmara, vinculados a um gabinete. Ao ao final do processo ao alunos podem fazer sugestões de melhorias para a cidade, que podem virar leis em vigor na Capital.
 
Recentemente, a Escola do Legislativo também realizou um acordo de cooperação com o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) a partir do qual as Escolas do Legislativo e do Judiciário irão desenvolver projetos em conjunto. A primeira turma do ‘Aprendiz de Vereador‘ já desfrutou desse acordo, realizando uma visita guiada ao Tribunal, onde acompanharam uma parte da sessão de julgamento, no plenário da Corte Eleitoral, e assistiram a duas palestras sobre as atribuições do órgão e o funcionamento da urna eletrônica.
 
A Escola do Legislativo da CMJP ainda realiza o projeto ‘Escola na Câmara‘ – atividade em que estudantes visitam o Legislativo, acompanham uma sessão ordinária, participam de palestras e aprendem sobre os três Poderes. Ainda neste mês de maio, em parceria com o projeto do TRE-PB chamado ‘Mandato Legal‘, a CMJP vai receber alunos das escolas Antônio Rangel de Farias e da Escola Sesquicentenário.
 
 
 

Fonte: Secom CMJP

Notícias + Lidas