Jampa News

19/06/2019 às 11:54

Estudantes recebem certificados de conclusão do estágio-visita ‘Aprediz de Vereador‘

Um clima de alegria e satisfação tomou conta, nesta terça-feira (18), da solenidade de entrega dos certificados de conclusão das turmas 1 e 2 do projeto de estágio-visita ‘Aprendiz de Vereador‘ 2019.1. A atividade é promovida pela Escola do Legislativo Professor Celso Furtado, da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).
 
A solenidade, que aconteceu no plenário da CMJP, contou com a participação do diretor da Escola do Legislativo vereador Lucas de Brito (PV); da vereadora Eliza Virgínia (PP); do vereador Carlão (DC); do presidente da Escola do Legislativo, Paulo Eduardo de Sá Barreto; além de servidores da Casa e familiares dos 15 estagiários das turmas 1 e 2.
 
Lucas de Brito lembrou que idealizou o projeto, que acontece desde 2016, com o apoio da Mesa Diretora da Casa, visando a aproximar o Parlamento Mirim das instituições de nível superior. "É com muita alegria que eu vejo essa semente, que foi plantada, crescer, virar fruto e ser saboreada", afirmou Lucas de Brito. Segundo ele, não existe democracia sem participação da sociedade e com limitação da classe civil organizada. "O projeto ‘Aprendiz de Vereador‘ fortalece a democracia do Município na medida que aumenta a participação da sociedade civil, das universidades na política local, ampliando, com isso, a transparência dos trabalhos da Casa", assegurou o parlamentar, que recebeu em seu gabinete o aprendiz de vereador Vécio Henrique Barata.
 
O vereador Carlão destacou a importância do estágio para os estudantes que estão se formando em qualquer área. Ele acredita que esse projeto é de fundamental importância, uma vez que consegue romper barreiras e fazer com que os estudantes possam ver as instituições políticas com bons olhos. Carlão elogiou a atuação dos estagiários Mateus de Paiva Pereira e Jennyfer Gomes Nogueira, que realizaram atividades em seu gabinete. Por sua vez, a vereadora Eliza Virgínia, que recebeu em seu gabinete as estagiárias Ana Ruthielly, Pethra Carolinne e Tatiana de Oliveira, destacou a capacidade de conhecimento das estudantes selecionadas.
 
O presidente da Escola, Paulo Eduardo de Sá Barreto, ressaltou a contribuição efetiva que os estagiários deram para a produção de matérias legislativas e ao estudo de medidas para a elaboração de políticas públicas viáveis. De acordo com ele, é muito importante que a Casa, através da Escola Legislativa, celebre esse momento de cidadania e espírito público. "Fico feliz em participar de um projeto que une a academia com o Parlamento", comemorou Paulo, acrescentando que o projeto, de fato, vai ao encontro de pessoas qualificadas, que têm boas ideias e muito vigor.
 
Os estagiários Jorge Silveira e Daniel Cirne Medeiros, bacharel e estudante de Direito, representaram na tribuna as turmas 1 e 2, respectivamente, do estágio-visita ‘Aprendiz de Vereador‘ 2019.1. Eles falaram da importância de participar do projeto, do incentivo que receberam dos vereadores e agradeceram a atenção que tiveram dos servidores da Câmara. Designado para o gabinete do vereador Milanez Neto (PTB), Jorge Silveira acredita que conseguiu corresponder às demandas e garantiu que vai continuar aprimorando seus conhecimentos. Já Daniel Cirne, que estagiou no gabinete do vereador Leo Bezerra (PSB), fez um relato das atividades desenvolvidas durante o estágio e, por fim, agradeceu o apoio que recebeu de sua família.

Fonte: CMJP