Jampa News

02/06/2018 às 06:23

Cássio reforça mobilização em favor dos agentes comunitários de saúde

Cássio prestou contas de seu trabalho como relator da Medida Provisória 827 Cássio prestou contas de seu trabalho como relator da Medida Provisória 827

Aliado de primeira hora dos agentes comunitários de saúde e endemias pela conquista de direitos como fixação da data-base, aumento salarial e regras claras de atuação, o senador Cássio Cunha Lima teve um encontro nesta sexta-feira (01) com os representantes da categoria na Paraíba, promovido no município de Itabaiana. O Estado conta hoje com mais de 12 mil agentes comunitários de saúde e endemias.
 
Cássio prestou contas de seu trabalho como relator da Medida Provisória 827, que trata das demandas dos profissionais de saúde, e adiantou que irá atuar para atendê-las. No encontro, os agentes também agradeceram o voto de Cássio pela derrubada dos vetos do Presidente Michel Temer, que poderiam prejudicar o atendimento à população.
 
"Tenho sido uma voz em defesa dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias já há algum tempo. Agora, como relator da MP-827, o grande objetivo é buscar a fixação de uma data-base para a categoria e também um reajuste do piso salarial, com recursos do orçamento federal, para recompor as perdas dos últimos 4 anos", afirmou o senador durante o encontro.
 
Para Cássio, a derrubada dos vetos de Temer fortaleceu os agentes de saúde e endemias, por não permitir, por exemplo, a exigência de que o profissional deva residir na comunidade em que trabalha, o que dificultaria ainda mais o atendimento às famílias.
 
"Agora, é hora de avançar na conquista de direitos fundamentais para este profissional que é tão importante na estrutura da saúde no Brasil, sobretudo em municípios do interior, formados por distritos, por localidades de difícil acesso, como Itabaiana", afirmou.
 

Fonte: Assessoria