João diz que Itália pode ‘copiar’ ideia do Consórcio Nordeste para reduzir pobreza

O governador da Paraíba João Azevêdo (PSB) reassumiu o cargo de governador nesta segunda-feira (25), após passar uma semana no exterior em missão de governadores do Nordeste na Europa. Durante entrevista ao ‘Fala, Governador’, o socialista comentou que o modelo de consórcio implantando entre os estados da região foi destaque na Itália, onde existe uma desigualdade econômica e social entre o Sul e o resto do país.

Governador rechaçou ainda críticas sobre a efetividade da missão na Europa

“Servimos como referência para que no sul da Itália, que tem uma região pobre, como é o Nordeste comparado com Sul e Sudeste. O consórcio foi colocado como exemplo pelos parlamentares italianos, que afirmaram que deveria seguir este exemplo de criar consórcios para aquelas cidades da Itália”, afirmou.

João afirmou que o principal objetivo foi “abrir portas” e rechaçou os críticos da viagem, que alegaram uma suposta falta de efetividade da missão na Europa. Ele citou, como exemplo do sucesso da missão, que a empresa norueguesa GOA vai apresentar em dezembro o plano de investimentos para a Paraíba e o Nordeste.

“Para algumas pessoas, ou mal informadas ou mal intencionadas, uma viagem como esta simplesmente só serviria se trouxéssemos aqui um vasto pacote de contratos já assinados com transferência de dinheiro. Aqui no Brasil, você não consegue tão fácil, imagine fora. Então, às vezes por má fé, alguns tentam diminuir o valor desta missão”, explicou.

Leave a comment